|
A Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC/UEMS), acaba de lançar a obra “A concepção de infância retratada nas obras de Candido Portinari”, escrita pela professora e pesquisadora Keyla Andrea Santiago Oliveira.
O livro apresenta uma análise aprofundada sobre como a infância é construída e representada nas obras do renomado artista brasileiro. A autora propõe uma verdadeira “ciranda investigativa”, convidando o leitor a revisitar o universo portinariano e refletir sobre a força do brincar, a delicadeza do olhar infantil e as tensões sociais que atravessam a infância no Brasil.
Ao examinar as imagens criadas por Portinari, a publicação evidencia também o potencial educativo dessas representações, apontando para processos formativos éticos, políticos e emancipatórios. O conteúdo é especialmente relevante para os campos da Arte, Educação e estudos sobre Infância.
Sobre a autora
Keyla Andrea Santiago Oliveira é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da UEMS, atua na graduação e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas nas interfaces entre Arte, Infância e Educação. Integra o Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Infância, Arte e Psicanálise (PUC Goiás) e lidera o GECCAE – Grupo de Estudos Críticos sobre Cultura, Arte e Educação, vinculado à UEMS.
Acesso ao livro
O e-book “A concepção de infância retratada nas obras de Candido Portinari” está disponível gratuitamente no site da Editora UEMS.
|