www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Economia
08/09/2010 - 19:08
ETH cancela usina em Paranaíba e frustra produtores
CGrandenews
O projeto de construção da usina de açúcar e etanol da ETH Bioenergia em Paranaíba deve ser cancelado nos próximos dias. Apesar de não se pronunciar oficialmente, a empresa iniciou no mês passado o processo de devolução de terras arrendadas para o plantio de cana. Ao todo são 12 mil hectares que seriam usados para o cultivo, dos quais 4 mil hectares já foram devolvidos.

De acordo com reportagem da Rádio Liberdade FM de Paranaíba, vários produtores deixaram a pecuária e desmontaram suas propriedades para aderirem ao plantio da cana de açúcar. Transtornados, os proprietários das terras arrendadas alegam enormes prejuízos.

No local onde seria construída a usina não há sinal de trabalho e o terreno ainda não recebeu terraplanagem. Na semana passada, segundo a Rádio Liberdade, um delegado da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) visitou a cidade para vistoriar a execução do projeto, mas constatou que as obras estruturais que deveriam estar em andamento nem começaram.

Nos próximos dias a prefeitura de Paranaíba deve notificar a ETH Bioenergia solicitando a devolução do terreno seria implantada uma das duas usinas em projeto. O objetivo é iniciar a busca por novos interessados em investir no ramo de açúcar e etanol na cidade.

Paranaíba possui cerca de 550 mil hectares de terras e nenhuma usina implantada. Desse total, existem 10 mil hectares plantados e outros 10 mil já estão arrendados para a plantação.

Unidades no Estado - No estado do Mato Grosso do Sul, a ETH possui duas unidades industriais: Unidade Eldorado, localizada em Rio Brilhante e a Unidade Santa Luzia, implantada em Nova Alvorada do Sul.

Na safra 2008/09, a Unidade Eldorado, adquirida pela ETH em 2008, moeu 1,9 milhões de toneladas e produziu 120 milhões de litros de etanol e 73 mil toneladas de açúcar. Na safra 2009/10, a moagem deve atingir 2,2 milhões de toneladas de cana e resultará em 130 milhões de litros de etanol e em 86 mil toneladas de açúcar.

A Unidade Santa Luzia, implantada em 2009, tem capacidade máxima de moagem de 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Na safra 2009/10, a meta da unidade é produzir 62 milhões de litros de etanol. (Com reportagem de Reinaldo Gaspar, da Rádio Liberdade FM).



    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS