www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
09/02/2026 - 07:24
Renovação automática da CNH já beneficia milhares de motoristas em MS
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já é realidade para milhares de condutores em Mato Grosso do Sul. O procedimento, realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), resulta na emissão da CNH em formato digital, disponível no aplicativo CNH do Brasil.

De acordo com dados da Senatran, até o dia 3 de fevereiro de 2026, cerca de 8 mil CNHs de diversas categorias foram renovadas automaticamente no Estado. No mesmo período, aproximadamente 2,3 mil CNHs definitivas também foram emitidas de forma automática, demonstrando a ampliação do uso dos serviços digitais no processo de habilitação.

Como funciona

A renovação automática é feita com base nas informações dos condutores registradas nos sistemas estaduais, integrados nacionalmente pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). O Detran-MS não interfere na liberação nem na execução do processo, que ocorre diretamente no sistema nacional. Quando o motorista atende aos critérios estabelecidos, o documento é renovado e emitido automaticamente na versão digital.

Na prática, muitos condutores já estão com a CNH válida sem precisar iniciar qualquer solicitação. A consulta pode ser feita de forma simples pelo aplicativo CNH do Brasil, evitando deslocamentos e pagamentos desnecessários.

Documento impresso

O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, explica que o cidadão que desejar a versão impressa deve solicitar a segunda via da CNH junto ao Detran-MS. O serviço pode ser feito pelo Portal de Serviços Meu Detran ou presencialmente em uma agência.

O valor da taxa para emissão do documento físico é de R$ 202,91 (UFERMS – fevereiro/2026). O órgão informa que está realizando uma revisão geral das taxas previstas na Lei Estadual nº 4.282/2012, mas, por enquanto, esse é o valor vigente.

Quem tem direito

A renovação automática não se aplica a todos os condutores. Estão fora do benefício:

Nesses casos, o processo deve ser feito pelos meios tradicionais junto ao Detran-MS.

Orientação ao cidadão

Antes de iniciar qualquer solicitação ou efetuar pagamentos, a recomendação é que o condutor consulte o aplicativo CNH do Brasil para verificar se a renovação já foi realizada automaticamente.

Outro ponto de atenção é manter o endereço atualizado no sistema, especialmente para quem solicitar a versão impressa da CNH com entrega em domicílio. A atualização pode ser feita no Portal de Serviços, na área de Habilitação.

  • Motoristas com 70 anos ou mais;

  • Condutores com CNH vencida há mais de 30 dias;

  • Aqueles que tiveram a validade reduzida por questões de saúde;

  • Motoristas que cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses;

  • Quem não está cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   horadanoticiaredacao@hotmail.com   |   Costa Rica - MS