|
A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul), por meio da 16ª Subseção em Costa Rica, alerta a comunidade local e regional sobre o aumento de golpes praticados por criminosos que se passam por advogados, juízes e servidores da Justiça. As fraudes têm se sofisticado e já atingem cidadãos de diferentes municípios de Mato Grosso do Sul.
Esses golpistas utilizam tanto videochamadas simulando audiências, quanto números desconhecidos com fotos e informações reais de processos, para tentar enganar cidadãos e obter pagamentos indevidos.
Como o golpe acontece
Em uma das modalidades, o criminoso liga por videochamada, se apresenta como autoridade judicial e conduz uma falsa “audiência”, solicitando que a vítima realize um reconhecimento facial. Esse procedimento, porém, não tem qualquer relação com a Justiça e é utilizado para acessar contas bancárias e autorizar transações.
Na outra forma de golpe, falsos advogados enviam mensagens com fotos de profissionais reais e dados verdadeiros de processos, tentando convencer a vítima de que se trata de um contato legítimo. Em seguida, exigem pagamentos por PIX ou transferência, com justificativas de “taxas”, “levantamento de valores” ou “liberação de alvarás”.
Como se proteger
Para evitar prejuízos, a OAB/MS orienta:
• Audiências não são realizadas por WhatsApp nem por videochamada informal.
• Nenhum advogado muda de número sem aviso prévio ao cliente.
• Pagamentos nunca devem ser feitos sem confirmação direta com o profissional responsável.
• Não envie documentos, fotos e não faça reconhecimento facial.
• Desconfie de contatos que pressionam por urgência ou impedem você de confirmar informações.
Recebeu mensagem suspeita?
Procure seu advogado de confiança e não faça qualquer pagamento antes de verificar a autenticidade da informação.
Caso identifique ou suspeite de golpe, registre boletim de ocorrência na Polícia Civil.
OAB/MS – 16ª Subseção
Compromisso com a proteção da sociedade e da advocacia.
|