www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
01/11/2025 - 05:53
Cidade Empreendedora impulsiona o desenvolvimento de 36 municípios em Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Unidos pelo propósito de promover o desenvolvimento local, 36 municípios de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul participam do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e com o apoio das prefeituras que aderiram à iniciativa.

Desde 2018, o programa já atendeu 47 prefeituras sul-mato-grossenses. No ciclo atual, os 36 municípios participantes são acompanhados conforme seu estágio de desenvolvimento, por meio de três pacotes de atuação: Transforma, Avança e Excelência. Cada pacote contempla ações em pelo menos quatro eixos estratégicos, como compras públicas, desburocratização, educação empreendedora e atendimento direto ao empresário com qualificação e orientação.

A proposta do Cidade Empreendedora é fortalecer a gestão pública e fomentar o empreendedorismo local, por meio de uma parceria público-privada que oferece ferramentas para ampliar a eficiência administrativa, melhorar a qualidade de vida da população e permitir que os gestores municipais construam um legado duradouro. Estima-se que mais de 900 mil pessoas sejam impactadas pelas ações do programa, que neste ciclo conta com o Governo do Estado como parceiro estratégico.

Lideranças destacam impacto e alcance do programa

O governador Eduardo Riedel ressaltou a objetividade e os resultados mensuráveis da metodologia:“O Cidade Empreendedora é uma metodologia muito objetiva, calçada em estatísticas e objetivos da política pública. Os municípios passam a ter um instrumento para avaliar e monitorar seu desenvolvimento, o que reflete diretamente na sociedade. Ao atingir os objetivos do programa, atingimos também os objetivos do Estado.”

Já o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, reforçou a importância da atuação conjunta com o poder público:“O sucesso do pequeno negócio passa pela gestão pública. O Cidade Empreendedora evoluiu para um programa que pensa no todo, oferecendo ferramentas para que a gestão municipal melhore indicadores como desenvolvimento econômico, saúde, educação e assistência social.”

Formalização e entregas estratégicas

A adesão dos municípios foi formalizada em julho de 2025, durante o Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, com a presença de mais de mil participantes. Já no Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul entre os dias 20 e 22 de outubro, o programa entregou dois documentos fundamentais às cidades participantes: o Acordo Municipal de Gestão e o Plano de Desenvolvimento dos Municípios, que estabelecem metas e projetos específicos para cada território.

Ações para além da gestão pública

Desde julho, o programa tem promovido diversas ações voltadas diretamente à população, como capacitações, sessões de negócios, formalização de empreendedores e atendimentos especializados, ampliando o alcance e os benefícios da iniciativa.

Municípios participantes do ciclo atual:

Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru e Três Lagoas.

Para acompanhar as ações do programa, acesse: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Fonte: Sebrae/MS

 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS