Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental entre crianças e adolescentes, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) promoveu, no dia 17 de setembro de 2025, uma saída pedagógica ao Parque Estadual das Águas Emendadas (PENT). A iniciativa proporcionou aos estudantes uma experiência imersiva na natureza, despertando valores de preservação e práticas sustentáveis. A ação faz parte de um conjunto de atividades que aproximam a comunidade escolar da realidade das Unidades de Conservação, ampliando o conhecimento sobre os ecossistemas locais e estimulando a conscientização ambiental desde cedo. Mais de 50 estudantes participaram da visita, incluindo 24 alunos e 4 professores da Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, além de 25 alunos, 2 professores e 1 militar da Escola Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais. Juntos, vivenciaram um dia de aprendizado fora da sala de aula, em contato direto com o meio ambiente. Educação Ambiental na Prática Logo pela manhã, os participantes foram acolhidos com uma apresentação sobre a Unidade de Conservação, abordando os desafios de preservação e os riscos naturais do ambiente, como a presença de fauna silvestre, trilhas e plantas tóxicas. Em seguida, os alunos assistiram a palestras ministradas por profissionais ambientais e gestores do Parque, que trataram de temas como biodiversidade, impactos das ações humanas sobre os ecossistemas aquáticos e marinhos, e o papel das Unidades de Conservação na proteção do meio ambiente. A programação incluiu também uma atividade de campo orientada, com observação e coleta de dados sobre fauna, flora e características físicas do local. Os estudantes puderam registrar suas descobertas por meio de fotos, anotações e reflexões, conectando o conteúdo teórico à vivência prática. A diretora da Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, Deisi Steinhorst, destacou o impacto da atividade:“Nossa escola é rural e um dos principais pontos na educação é a preservação do meio ambiente. Trazer as crianças para conhecer o Parque é muito importante. Alguns já conheciam, outros tiveram o primeiro contato com esse meio, e observar o encantamento deles diante da grandiosidade dos cânions foi gratificante.” Vivência Coletiva e Reflexão Após um lanche coletivo, os estudantes participaram de uma roda de conversa com monitores e professores, compartilhando impressões, levantando dúvidas e dialogando sobre os aprendizados do dia. Esse momento de integração foi essencial para estimular o pensamento crítico e valorizar o patrimônio natural. A bióloga Letícia Koutchin Reis, gerente de projetos do Instituto Taquari Vivo, ressaltou o caráter integrador da ação:“Receber os alunos das escolas da região do Parque foi uma oportunidade especial de aproximar a comunidade do nosso trabalho de conservação e restauração. Durante a visita, pudemos conversar sobre a importância de proteger as nascentes e a biodiversidade local e, de forma prática e criativa, as crianças participaram de uma oficina de impressão botânica em papel, usando folhas e flores coletadas ao redor do parque.” A atividade também dialogou com o Projeto Caminhos das Nascentes, que visa restaurar mais de 300 hectares dentro do PENT. Formando Cidadãos Conscientes Para o Imasul, ações como essa são fundamentais para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade. Ao inserir a educação ambiental na rotina escolar de forma prática e participativa, amplia-se a compreensão sobre a importância de conservar os ecossistemas e adotar comportamentos responsáveis. O diretor-presidente do Imasul, André Borges, reforçou o papel estratégico da iniciativa:“Ao vivenciarem de perto o funcionamento de um ecossistema e compreenderem seus desafios, os estudantes passam a enxergar a importância de viver em harmonia com a natureza e de adotar práticas sustentáveis no dia a dia.” |