www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
05/09/2025 - 09:36
Costa Rica intensifica combate às drogas com caminhada e lançamento de novo projeto municipal
Foto: Silvestre de Castro
Hora da Notícia

Na tarde da última quinta-feira, 4 de setembro de 2025, o município de Costa Rica (MS) realizou uma expressiva Caminhada contra as Drogas, mobilizando autoridades, servidores públicos, entidades organizadas, famílias e cidadãos. O trajeto percorreu a Avenida José Ferreira da Costa, passando pela Praça Central Manoel Romualdo Gonçalves até o Paço Municipal, em um ato simbólico de resistência ao uso de substâncias entorpecentes.

A ação integra a programação da 8ª Semana Municipal de Combate às Drogas, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), com apoio da Câmara de Vereadores e da sociedade civil. Realizada entre os dias 1 e 5 de setembro, a semana inclui palestras, blitzes educativas e fóruns voltados à conscientização da população e ao fortalecimento da cultura da prevenção.

Prefeito reforça compromisso com o programa “Costa Rica Sem Drogas”

Durante o evento, o prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou os pilares do programa “Costa Rica Sem Drogas 2.0” : prevenção, repressão e recuperação. “A prevenção é a melhor forma de combater o problema das drogas, é a nossa arma principal”, afirmou o gestor, idealizador do projeto que hoje é lei municipal.

Cleverson ressaltou os investimentos da prefeitura em ações preventivas e no encaminhamento de pessoas para tratamento em clínicas de recuperação em diversas regiões do país. “Agora temos um projeto onde iremos investir ainda mais. Vamos intensificar, a cada dia, as ações de enfrentamento”, declarou.

O prefeito também alertou para os impactos do consumo de drogas, que afetam pessoas de todas as idades e classes sociais, com destaque para os adolescentes, considerados um dos grupos mais vulneráveis. “Precisamos envolver toda a população em ações que promovam um ambiente saudável e seguro para todos”, completou.

Drogas: um problema global com reflexos locais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência de substâncias lícitas e ilícitas é considerada uma doença. O uso indevido de álcool, cigarro, crack e cocaína representa um grave problema de saúde pública, com implicações sociais, econômicas e políticas em escala internacional.

Em Costa Rica, a resposta tem sido firme e estruturada. O projeto “Costa Rica Sem Drogas 2.0”, que será lançado nesta sexta-feira, 5 de setembro, durante o 8º Fórum Municipal de Combate às Drogas, amplia as ações de prevenção e combate ao uso de entorpecentes. O evento será realizado no Centro de Convivência do Idoso e contará com a presença do palestrante Bruno Assumpção.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS