www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
04/09/2025 - 07:02
Câmara Municipal aprova Programa “Costa Rica sem Drogas” com foco ampliado para era digital
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Na sessão realizada nesta segunda-feira (1º), a Câmara Municipal de Costa Rica aprovou, em discussão única, o Projeto de Lei nº 1.592/2025, de autoria do Executivo, que institui o Programa “Costa Rica sem Drogas”. A proposta, que visa fortalecer ações de prevenção e combate ao uso de entorpecentes, recebeu apoio unânime dos parlamentares e segue agora para sanção do prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Uma das principais novidades do projeto foi a emenda apresentada pelo vereador Juvenal da Farmácia, que incluiu no artigo 6º a conscientização sobre o uso adequado e responsável das redes sociais e celulares por crianças e adolescentes. Segundo o parlamentar, a medida é essencial diante dos desafios da era digital:

“Hoje temos visto tanta barbaridade acontecendo por causa do mau uso das redes sociais. A emenda vem para que, além do combate às drogas, possamos também conscientizar sobre os riscos do vício digital, do cyberbullying e das fake news. A prevenção passa também por essa área que tanto preocupa as famílias”, destacou Juvenal.

O vereador Rayner Moraes reforçou o papel da família na prevenção, afirmando que “não existe palestra mais eficaz do que a voz dos pais e avós”. Para ele, escolas e entidades são fundamentais, mas é no ambiente familiar que os jovens devem ser preparados para resistir às influências negativas.

Outros parlamentares também se manifestaram durante a sessão. O vereador Cocó defendeu leis mais rígidas contra o tráfico, alertando para brechas que favorecem criminosos. Já a professora Evair Nogueira ressaltou a importância do Fundo Municipal Antidrogas, criado pela nova legislação, que permitirá o custeio de internações e programas de prevenção.

A vereadora Rosângela Marçal Paes destacou o impacto social do projeto:“Todos os dias, mães procuram vereadores pedindo socorro para salvar seus filhos do mundo das drogas. Esse projeto dá voz a essas famílias e fortalece a segurança pública e o apoio social.

”O vice-presidente da Câmara, Magno Almeida, sugeriu uma moção de reconhecimento ao instrutor do PROERD, programa que atua nas escolas com foco na prevenção:“O Proerd tem mostrado resultados positivos na formação de nossas crianças. É essencial valorizar esses profissionais que estão na linha de frente da prevenção.”

O vereador Lucas Lázaro lembrou que Costa Rica foi pioneira no debate sobre o tema em Mato Grosso do Sul, recebendo audiências públicas e fóruns com autoridades como o juiz federal Odilon de Oliveira. Para ele, transformar o programa em lei é garantir segurança jurídica e continuidade às políticas públicas.

Ações previstas pelo programa incluem:

  • Campanhas de prevenção e conscientização nas escolas e famílias
  • Apoio a clínicas e grupos de autoajuda
  • Fortalecimento do PROERD
  • Criação do Fundo Municipal Antidrogas
  • Integração entre saúde, assistência social, segurança pública e sociedade civil
  • Campanhas sobre uso responsável da tecnologia, com foco na redução da dependência digital e promoção do convívio familiar e comunitário

Com a aprovação do projeto, Costa Rica dá um passo importante na construção de uma política pública sólida e integrada, voltada para a proteção da juventude e o fortalecimento da rede de apoio às famílias.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS