www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
18/08/2025 - 14:17
Câmara aprova projeto que cria quadro suplementar para Agentes de Saúde
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Costa Rica aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 1.590, de 14 de agosto de 2025. A proposta institui o Quadro Suplementar de Agente Comunitário de Saúde, que será incorporado à Lei Complementar nº 84/2019 responsável pelo Plano de Cargos e Salários do município.

Valorização dos Agentes Comunitários

A nova legislação reconhece e formaliza o trabalho dos profissionais que atuam na promoção da saúde preventiva junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), com base nos princípios da Educação Popular em Saúde. Esses agentes realizam ações domiciliares e comunitárias, individuais ou coletivas, conforme as diretrizes da Lei nº 8.080/1990 e das Leis Federais nº 11.350/2006 e nº 14.536/2023.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, Costa Rica conta atualmente com 51 agentes comunitários de saúde.

Requisitos para Enquadramento

O novo quadro será composto por servidores municipais que já exerciam a função de Agente Comunitário de Saúde até a data de publicação da lei, desde que:

  • Não ocupem cargos efetivos na administração direta
  • Não tenham cometido faltas graves

Esses profissionais estarão dispensados de realizar processo seletivo público, conforme previsto no § 4º do art. 198 da Constituição Federal.

 Comissão de Enquadramento

O prefeito municipal, Cleverson Alves dos Santos, constituirá uma comissão responsável por validar o processo de enquadramento. A equipe identificará os servidores aptos, com certificação do Departamento de Pessoal e publicação dos nomes no Diário Oficial.

A comissão poderá solicitar documentos adicionais à Prefeitura e à Fundação Nacional de Saúde para comprovar o exercício da função. Cada enquadramento será oficializado por portaria individual assinada pelo prefeito.

Estágio Probatório e Vigência

Os servidores enquadrados passarão por um estágio probatório de três anos, conforme legislação vigente no município, para fins de efetivação no cargo.

A nova lei entra em vigor na data de sua publicação, representando um marco na valorização dos profissionais que atuam diretamente na promoção da saúde pública em Costa Rica/MS.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Tuanny Amabily Folle
Tuanny, você é especial para nós. Hoje então é muito mais, nós te amamos, desejamos tudo de melhor q...
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS