www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
12/08/2025 - 16:49
Governo prepara pacote econômico para enfrentar tarifaço de Trump, diz Simone Tebet
Foto: Divulgação/ Senado
Hora da Notícia

O governo brasileiro está prestes a finalizar um pacote econômico para enfrentar o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi dada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), durante audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado nesta terça-feira (12). Segundo ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar uma medida provisória ao Congresso Nacional nos próximos dias.

Sem aumento da dívida ou da inflação

Tebet garantiu que a resposta brasileira não provocará aumento da dívida pública nem da inflação. “De minha parte, é o seguinte: não pode ter aumento da dívida pública, não pode fugir das regras fiscais, a não ser nos casos excepcionais que a Constituição permite; e não pode causar mais problemas que alterem o câmbio e gerem inflação, que empobrece a população brasileira”, afirmou.

Medidas inspiradas na pandemia

Sem antecipar detalhes do texto, a ministra explicou que o pacote deve beneficiar diretamente os setores e empresas exportadoras brasileiras atingidas pelas tarifas. Algumas medidas serão inspiradas nas adotadas durante a pandemia, como subsídios, parcelamentos, prazos, carências e proteção aos trabalhadores. “Tem muito pouco impacto no Orçamento brasileiro. É um valor muito pequeno”, disse.

Segundo Tebet, o plano está praticamente pronto: “Só faltam alguns detalhes”. Ela destacou que o governo está mapeando os setores afetados, identificando as empresas impactadas e analisando quais delas não conseguiram redirecionar sua produção.

Integração sul-americana no PAC

Durante a audiência, Simone Tebet também apresentou o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que inclui 190 obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é facilitar o comércio entre o Brasil e os demais países da América do Sul.

A ministra criticou o histórico de isolamento regional: “O Brasil historicamente está de costas para a América do Sul, e a América do Sul está de costas para o Brasil”. Segundo ela, as cinco rotas previstas vão favorecer o escoamento da produção brasileira pelo Oceano Pacífico e ampliar a circulação de pessoas.

“Queremos chegar numa integração regional que fale não só de comércio, mas ter uma rota mais rápida e mais próxima da Ásia através do Pacífico. A gente está falando de produtos, mas também está falando de gente. Uma integração que diminui a desigualdade regional e permite uma integração cultural, artística e turística”, concluiu.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
André Baird

Grande André!!!

Grandes gestos estão contidos em pequenas atitudes, um sorriso, um abraço, ...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS