www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
10/07/2025 - 08:18
Costa Rica lança campanha “Emplaca Costa Rica” para incentivar registro de veículos no município
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

A Prefeitura de Costa Rica (MS) publicou nesta terça-feira (8) a Lei Municipal nº 1.824/2025, que institui a campanha “Emplaca Costa Rica”, voltada ao incentivo da transferência e registro de veículos automotores no município. A iniciativa busca ampliar a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para a cidade.

Com vigência até 29 de agosto de 2025, a campanha permitirá que o Poder Executivo custeie, diretamente, taxas específicas cobradas pelo Detran/MS relacionadas à emissão e alteração de Certificados de Registro de Veículo (CRV), além da inclusão e exclusão de gravames. Para participar, o proprietário do veículo deverá apresentar o Documento de Arrecadação do Estado (DAEMS), emitido pelo Detran/MS.

Quem pode participar:

  • Pessoas físicas ou jurídicas com residência ou domicílio comprovado em Costa Rica
  • Será exigida apresentação de, no mínimo, dois documentos como contas de consumo, título de eleitor, contrato de imóvel ou declaração reconhecida em cartório

Exclusões:

A lei exclui veículos de propriedade de órgãos públicos, beneficiários de isenção de IPVA, comerciantes de veículos, e aqueles envolvidos em múltiplas transações recentes, entre outros critérios de controle previstos.

Compromisso e fiscalização:

O beneficiário deverá assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a não comercializar o veículo em prazo inferior a 12 meses. Irregularidades ou falsidades podem acarretar devolução de valores ao erário e responsabilização civil, administrativa e penal.

A Prefeitura também poderá firmar convênios com o Detran/MS e outros órgãos de fiscalização para validar informações e garantir o bom andamento da campanha.

A Lei foi sancionada pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP) e representa uma estratégia para fortalecer a autonomia financeira do município por meio da arrecadação direta de tributos vinculados à frota local.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS