www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
04/07/2025 - 10:50
Costa Rica Lança Mutirão de Limpeza Contra o Aedes aegypti com Mobilização Comunitária
Foto: Camila Oliveira
Hora da Notícia

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Departamento de Controle de Vetores, iniciou um Mutirão de Limpeza com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A mobilização conta com apoio ativo do Projeto Florestinha e dos Agentes Comunitários de Saúde, destacando a importância da união entre poder público e população.

Ação nos bairros e descarte consciente

O mutirão começou no bairro Novo Horizonte, onde uma caçamba foi instalada na Praça Angelina Gonçalves Martins para descarte de resíduos que possam acumular água, como pneus, garrafas, vasos e lonas. Essa estrutura estará disponível até o dia 8 de julho, e será transferida posteriormente para outras regiões da cidade. A medida visa facilitar a eliminação de criadouros do mosquito, reforçando a prevenção das arboviroses.

É importante que os moradores fiquem atentos aos tipos de materiais que podem ou não ser descartados: são aceitos pneus, folhas secas e entulhos — já lixo doméstico, eletrônicos e podas recentes estão proibidos.

Conscientização educativa e envolvimento lúdico

Durante o mutirão, panfletos informativos são distribuídos orientando sobre como identificar e eliminar pontos de proliferação do mosquito. Para tornar a abordagem ainda mais atrativa, a equipe utiliza um personagem caracterizado como o Aedes aegypti, que visita residências levando informação de forma divertida e educativa.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, destacou que essa ação intensiva se soma às rotinas regulares de vigilância e limpeza. “Cada cidadão que se engaja ajuda a proteger sua família e toda a comunidade”, afirmou.

Apoio do governo e chamada à comunidade

O prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, reforçou a importância da participação da população: “O poder público faz sua parte, mas sem a colaboração dos moradores não conseguiremos eliminar os focos do mosquito”, enfatizou. O apelo é para que cada cidadão assuma o compromisso de cuidar do ambiente ao seu redor, tornando o município mais seguro e saudável.

Com esse mutirão, Costa Rica dá um passo decisivo na luta contra o Aedes aegypti, mostrando que a prevenção começa em casa  e que juntos, governo e comunidade podem fazer a diferença.

 

 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Marquinho Galvão

Mais um ano se passou! um ano de alegria e companheirismo!! O prazer da sua amizade, honra t...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS