www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
04/07/2025 - 07:20
Proposta institui política estadual para garantir direitos de pessoas com câncer
Foto: Divulgação
Mato Grosso do Sul poderá ter uma ação permanente humanizada na proteção de pacientes diagnosticados com câncer. É o que prevê o Projeto de Lei 174/2025, protocolado nesta quinta-feira (3) na Assembleia Legislativa (ALEMS) pelo deputado João Henrique (PL). A proposta institui a Política Estadual de Garantia dos Direitos da Pessoa com Câncer, que objetiva assegurar diagnóstico precoce, acesso equitativo ao tratamento, à reabilitação e à assistência integral, multidisciplinar e humanizada, com vistas à promoção da dignidade, cidadania e inclusão social.
 
De acordo com o projeto de lei, a Política Estadual terá, entre outras, as seguintes diretrizes: universalização, equidade e integralidade no acesso aos serviços de saúde oncológica; celeridade nos fluxos de regulação para exames e terapias; respeito à autonomia do paciente e à confidencialidade das informações; valorização da formação continuada dos profissionais da rede pública de saúde; e incentivo à inovação terapêutica e adoção de protocolos clínicos atualizados.
 
“A presente iniciativa legislativa visa estabelecer, em Mato Grosso do Sul, um marco normativo próprio voltado à proteção das pessoas acometidas por neoplasias malignas, em consonância com o princípio da dignidade da pessoa humana e com o direito social à saúde”, afirma o deputado na justificativa da proposta.
 
O parlamentar acrescenta que “a institucionalização de uma política pública própria reforça o compromisso do Estado com a implementação de ações estratégicas de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação física e emocional dos pacientes com câncer, incluindo, também, a garantia de suporte jurídico, social e psicológico”.
 
O projeto deve ser apresentado na sessão ordinária da próxima terça-feira (8) e depois, passado o período de pauta para recebimento de emendas, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, continua tramitando no Parlamento com votações nas comissões de mérito e no plenário.
 
Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Marquinho Galvão

Mais um ano se passou! um ano de alegria e companheirismo!! O prazer da sua amizade, honra t...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS