www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
22/05/2025 - 08:21
CCJ aprova fim da reeleição, mandatos de cinco anos e eleições unificadas
Hora da Notícia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022) que extingue a reeleição para presidente, governadores e prefeitos e estabelece mandato de cinco anos para esses cargos. Além disso, a proposta prevê eleições unificadas para todos os cargos a partir de 2034. O texto segue para votação em Plenário, com pedido de urgência.

O substitutivo apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) também amplia para cinco anos o mandato de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, e extingue a alternância de eleições para o Senado, garantindo que todas as 81 cadeiras sejam disputadas no mesmo pleito a partir de 2039.

A PEC impede que ocupantes de cargos no Executivo possam concorrer a um segundo mandato consecutivo, mesmo que se afastem do cargo antes da eleição. Já os parlamentares seguem com possibilidade de reeleição, mas com legislaturas estendidas para cinco anos.

Outra mudança significativa é a unificação das eleições municipais, estaduais e federais, que passarão a ocorrer simultaneamente a cada cinco anos. Atualmente, as eleições ocorrem em ciclos de dois anos, alternando pleitos municipais e gerais.

Senadores como Carlos Portinho (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC) defenderam a redução do mandato no Senado para cinco anos, argumentando que períodos longos dificultam a alternância política e o escrutínio eleitoral.

O relator Marcelo Castro destacou que a unificação das eleições pode reduzir custos operacionais e tornar o processo eleitoral mais eficiente. A proposta ainda precisa ser aprovada no Plenário do Senado antes de avançar para a Câmara dos Deputados.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS