www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
21/05/2025 - 06:27
TRE-MS reverte decisão e mantém vereadores do PP de Alcinópolis no cargo
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) decidiu, por unanimidade, acatar o recurso apresentado por vereadores do Partido Progressistas (PP) de Alcinópolis e manter os diplomas dos eleitos nas eleições municipais de 2024. A decisão, tomada em julgamento realizado na noite de terça-feira (20), no plenário do Tribunal em Campo Grande, reformou a sentença do Juiz Eleitoral da 38ª Zona Eleitoral, Francisco Soliman, que havia determinado a cassação dos parlamentares por suposta fraude à cota feminina.
 
Com o novo entendimento do TRE-MS, os vereadores Valdeci Passarinho, Fernando Nicoletti e Alcir do Escritório permanecem no cargo, e os votos do partido continuam válidos.
 
ENTENDA O CASO
 
A ação judicial começou após Luiz Cesar Ferreira de Melo, candidato a vereador pelo Partido Republicanos, apresentar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os candidatos do PP. Ele alegou que a candidatura de Ana Maria Campos de Oliveira Santos teria sido fictícia, apenas para cumprir a cota de gênero de 30%.
 
Entre os argumentos apresentados, Melo destacou que Ana Maria se filiou ao partido dois dias antes do prazo final, recebeu apenas dois votos e teve pouca atividade nas redes sociais durante a campanha.
 
O juiz Francisco Soliman considerou parcialmente procedente a ação e determinou a invalidação da lista de candidaturas do PP, além da cassação dos diplomas dos eleitos, anulação dos votos do partido e recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.
 
Contudo, nesta terça-feira (20), o TRE-MS reverteu a decisão, assegurando a permanência dos vereadores no cargo. O caso ainda pode ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) caso seja apresentado novo recurso.
 
O julgamento foi transmitido pelo canal oficial do TRE-MS.
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS