www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
19/05/2025 - 13:27
Justiça determina intervenção em instituição de acolhimento de idosos em Ribas do Rio Pardo
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
Uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Ribas do Rio Pardo, município localizado a 110 km de Campo Grande, será alvo de intervenção imediata. A medida foi determinada pela Justiça após ação cautelar movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
 
A investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Ribas do Rio Pardo revelou graves irregularidades, incluindo a falta de alvarás de funcionamento e sanitário, ausência de inscrição no Cadastro Municipal de Assistência Social, descontrole financeiro, inexistência de planos individuais de atendimento e falta de informações sobre os benefícios dos idosos acolhidos.
 
Além disso, o procedimento constatou a ausência de um projeto de segurança contra incêndio, escassez de profissionais qualificados como psicólogos e assistentes sociais, falta de pagamento aos funcionários e ausência de contratos formais com os acolhidos.
 
Diante dessas evidências, a Justiça considerou cumpridos os requisitos para concessão de tutela provisória de urgência, com base no artigo 300 do Código de Processo Civil, reconhecendo a probabilidade do direito e o risco de dano irreparável aos idosos.
 
A decisão determina:
 
Afastamento provisório da gestora atual, proibindo seu acesso à instituição.
Nomeação, pela Prefeitura, de uma comissão interventora em até 10 dias, com um coordenador de nível superior, conforme estabelece a RDC nº 502/2021 da Anvisa.
 
Prestação de contas detalhada após dois meses, incluindo um relatório das atividades desenvolvidas, balanço contábil e informações sobre despesas e receitas.
 
O objetivo da medida é garantir a integridade física, psicológica e patrimonial dos dez idosos acolhidos, proporcionando-lhes condições dignas de acolhimento e proteção, em conformidade com a legislação vigente e os princípios da dignidade da pessoa humana e da prioridade absoluta aos direitos dos idosos.
 
O MPMS segue monitorando o caso, assegurando o cumprimento integral da decisão e a regularização dos serviços prestados à população idosa no município.
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS