Neste domingo (23), às 16 horas, o Costa Rica Esporte Clube (CREC) terá um importante confronto contra o Dourados Atlético Clube (DAC) no Estádio Laertão. O DAC com um olho na Copa do Brasil, e o Cobra do Norte com a missão de espantar a remota chance de rebaixamento e continuar sonhando com a milagrosa segunda colocação, mas com os pés no chão para não deixar escapar a classificação, que pode ser até neste final de semana.
O jogo do DAC pela Copa do Brasil é histórico, pois se trata de sua primeira competição nacional, recebendo em seus domínios no meio da próxima semana a equipe gaúcha do Caxias, duelo válido pela primeira rodada da competição nacional, aliás que é rodada eliminatória, e isso pode influenciar seu desempenho no confronto estadual, possivelmente jogando com o time reserva.
O jogo ainda marca o reencontro do ex-técnico do CREC e agora treinador do Dourados, Ito Roque, que foi campeão em Costa Rica no ano de 2021, mas teve um 2022 conturbado no time do Norte de MS e é desafeto de grande parte dos adeptos do Cobra do Norte.
Léo Jr., lateral-direito do DAC, também tem história de vitórias no CRECÃO. Falando em história, o CREC nunca perdeu para o Dourados, mas no ano passado foi eliminado nos pênaltis pelo DAC.
Situação na Tabela Atualmente, o CREC ocupa a 5ª posição com 10 pontos. As chances de alcançar a primeira colocação inexistem, já que o Ivinhema já tem 16 pontos e 5 vitórias. A pontuação até pode ser atingida pelo CREC, mas chegaria apenas a 4 vitórias.
A segunda posição que já levaria o Costa Rica direto pra semifinal é possível, mas as chances são pequenas, apesar de matematicamente ainda possíveis. No entanto, o cenário mais realista é a luta para garantir a classificação para a próxima fase da competição. Existe ainda um risco remoto de rebaixamento.
Para ficar com a segunda colocação, o Cobra precisa vencer seus dois jogos e torcer para que Pantanal e Operário empatem seus dois jogos (inclusive se enfrentam) e que o Dourados, além de perder pro CREC, ainda empate seu outro jogo. Ainda, o Costa Rica precisaria tirar saldo de gols, e estas equipes enfrentam jogos dos quais são favoritos.
Possibilidade de Rebaixamento Embora o CREC tenha chances remotas de cair para a zona de rebaixamento, esse cenário depende de combinações específicas de resultados. Para que o Costa Rica seja rebaixado, as seguintes condições devem ser atendidas:
CREC perde ambas as partidas restantes.
Aquidauanense vence as duas partidas, alcançando 10 pontos e 3 vitórias.
Coxim vence as duas partidas, alcançando 10 pontos e 3 vitórias.
Águia Negra vence Pantanal e perca para Corumbaense, alcançando 10 pontos e 3 vitórias.
Naviraiense perde para o Coxim e o Corumbaense, vence o Águia e perde pro Coxim, com o time de Corumbá atingindo 11 pontos e o time de Naviraí ficando com menos de 10, caindo Naviraiense e CREC.
Existiria um outro cenário onde o Coxim não consegue seus resultados, mas o Naviraiense bate o líder Ivinhema e vence o Coxim. Assim cairia o Coxim e o Costa Rica.
A probabilidade desse cenário é de aproximadamente 0.000188%, evidenciando que as chances de rebaixamento do CREC são extremamente baixas.
Cenário de Classificação O CREC pode garantir a classificação ainda neste fim de semana caso vença o Dourados e se Corumbaense ou Águia Negra não vencerem seus respectivos jogos.
A briga real do Costa Rica é pela classificação às quartas de final, e tem boas chances disto acontecer. Mas com muitos empates, o técnico Odil Soares segue pressionado, sendo chamado de retranqueiro pela torcida. Ele sabe que, se não vencer o time reserva do Dourados e ver Corumbaense e Águia atingindo seus objetivos, pode até ficar fora do G6 e pode acabar sendo o quarto técnico a cair no Estadual, num "jogo de amarelinha" do "céu ao inferno" Odil Soares tem seu confronto decisivo neste fim de semana.
|