Na manhã da última segunda-feira (25), os vereadores de Costa Rica receberam membros do programa Dialogando Igualdades para apresentar o cronograma de ações da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.
Durante a sessão da Câmara, o juiz de direito da Comarca de Costa Rica, Francisco Soliman, fez uma breve apresentação do programa. Ele destacou a importância do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, e a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a violência de gênero. Soliman ressaltou que Costa Rica teve um elevado número de casos de violência extrema contra mulheres, mas que ações de conscientização e prevenção têm contribuído para a redução da gravidade desses casos.
O programa Dialogando Igualdades, desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, visa promover a reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica. Os participantes, encaminhados por determinação judicial, participam de grupos reflexivos coordenados por profissionais capacitados em questões de gênero.
A presidente da Câmara, Rosângela Marçal, agradeceu a presença de todos e elogiou o trabalho das diversas instituições envolvidas na rede de atendimento e garantia dos direitos das mulheres, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Sala Lilás, Cras, Creias, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Estiveram presentes na sessão a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves, juntamente com o Juiz de Direito, Dr. Francisco Soliman, o Promotor de Justiça, Dr. George Abud, e os palestrantes do programa, Maria José de Oliveira Lima e Milton Manoel de Lima, membros do programa, servidores e imprensa local.
A edição de 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” começou no último dia 20, com diversas atividades voltadas para a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres, além de pautas de equidade e direitos humanos.
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa
Fabrizzio Carrijo – Assessor de Publicidade
|