www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
15/09/2009 - 07:07
Aumento imediato do número de vereadores é difícil, diz Mendes
G1
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (14) que considera “extremamente difícil” que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em mais de 7 mil o número de vereadores no Brasil seja posta em prática imediatamente.

“Não sei o teor exato dessa PEC. É extremamente difícil que seja aplicada de imediato, convocando suplentes como se tivéssemos realizado uma eleição a posteriori. O Supremo inclusive tem restrições a mudanças no processo eleitoral no sentido amplo”, afirmou. "Certamente, terá efeito se ela for aprovada para a próxima eleição."

Mendes deu as declarações na abertura da Semana Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual preside.

Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a PEC dos vereadores. A proposta trata também da redução do repasse de recursos para os legislativos municipais. A proposta precisa ser votada ainda em segundo turno antes de ser promulgada pelo Congresso Nacional.

Cesare Battisti

Sobre o julgamento do pedido de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, interrompido na última semana, Mendes negou que haja interferência de poderes.

“Não há interferência [de Poderes no julgamento de Battisti]. Há um controle de legitimidade de atos de outro poder. E controle de constitucionalidade de leis já pressupõe um tipo de controle, um tipo de aferição de legitimidade. Há inevitavelmente uma interferência, mas é uma interferência legítima.”

Na última quarta-feira (9), a sessão foi suspensa com o placar de 4 votos a 3 favorável à extradição. Na quinta-feira, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que se confirmado o posicionamento parcial do STF de autorizar a extradição de Battisti, a relação entre os poderes no país "estará em risco".

Na volta do julgamento, além do ministro Marco Aurélio Mello, o presidente do STF, Gilmar Mendes, também terá direito a voto.

Semana de Conciliação

Durante esta semana , o CNJ realiza a Semana Nacional de Conciliação, em que as justiças estadual, federal e trabalhista farão audiências para solucionar conflitos relacionados a processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. A solução desses conflitos é conhecida como “Meta 2” e faz parte dos dez objetivos para o Judiciário brasileiro neste ano.





    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Barbara Marcela

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS