www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
23/11/2023 - 06:35
Câmara aprova projeto que repassa incentivo financeiro do Programa Previne Brasil aos profissionais da saúde
Foto: Divulgação
Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (20) o Projeto de Lei do Executivo (PL n° 1528/23) que regulamenta a utilização do incentivo financeiro do Programa Previne Brasil, transferido pelo Ministério da Saúde ao Fundo Municipal de Saúde.
 
O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do governo federal que visa melhorar a qualidade da atenção primária à saúde, por meio de indicadores de acesso e de qualidade que envolvem a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos profissionais e equipes de saúde. O programa prevê o repasse de recursos financeiros aos municípios, de acordo com o número de pessoas cadastradas nas equipes de saúde e o desempenho das mesmas.
 
O projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal estabelece que o incentivo financeiro recebido pelo município será integralmente repassado aos profissionais ativos que atuam nas equipes de Estratégia Saúde da Família, Equipe Multiprofissional e Equipe de Saúde Bucal da rede pública de saúde do município, observados os critérios definidos na lei. O objetivo é estimular a participação dos profissionais no processo de melhoria dos padrões e indicadores de qualidade, bem como incentivar financeiramente o bom desempenho de profissionais e equipes.
 
O PL também prevê as condições para o pagamento do incentivo financeiro, que fica condicionado ao repasse dos recursos pelo Ministério da Saúde e ao atesto do Secretário Municipal de Saúde. Além disso, o projeto de lei determina as situações em que o profissional perderá o direito ao recebimento do incentivo financeiro, como faltas injustificadas, exoneração, licença ou afastamento das funções.
 
O rateio do incentivo financeiro entre os profissionais será definido por ato do Poder Executivo, obedecidas as disposições da Portaria MS n. 2.979, de 12 de novembro de 2019 e da Lei Complementar n. 141, de 13 de janeiro de 2012.
 
O projeto de lei também esclarece que o incentivo financeiro não tem natureza salarial ou remuneratória, não incorpora a remuneração para nenhum efeito jurídico, não é considerado para efeito de cálculo de qualquer vantagem pecuniária ou benefício previdenciário.
 
 
 
Tramitação do projeto:
 
O projeto de lei n° 1528/2023, de autoria do Executivo, foi apresentado à Câmara Municipal de Costa Rica no dia 12 de setembro de 2023 e encaminhado à Secretaria. No dia 18 de setembro de 2023, o projeto foi encaminhado às comissões competentes para análise e parecer.
 
O projeto foi aprovado em primeira discussão no dia 13 de novembro de 2023, durante a 38ª sessão ordinária de 2023, e em segunda discussão, sem emendas, no dia 20 de novembro de 2023, durante a 39ª sessão ordinária. O projeto foi sancionado pelo prefeito municipal e publicado no Diário Oficial do Município.
 
 
 
Informações:
 
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS