| 
						 
	Mais de 47,4 mil estudantes em Mato Grosso do Sul encaram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5) e dão o primeiro grande passo para ingressar no Ensino Superior. 
	  
	Por conta dessa pressão, muitos veem a prova como a mais importante da vida. Ao todo, 47.470 pessoas estão inscritas no Enem no Estado. O número representa 1,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. 
	  
	O MEC (Ministério da Educação) aplicará as provas em 41 municípios sul-mato-grossenses. Em MS, são 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação. Dos participantes, 57% (27.020) são isentos da taxa de inscrição e 43% (20.450) a pagaram. 
	  
	Em MS, as mulheres tomaram conta das inscrições no Enem — equivalem a 61,1% (29.035) das inscrições, enquanto homens representam 38,9% (18.435). Esse número equivale para os dois dias do Enem, neste domingo e no próximo, dia 12 de novembro. 
	  
	  
	Enem 2023 em MS 
	  
	Ao todo, 21.494 (45,3%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 17.857 (37,6%). Entre os inscritos, 7.836 (16,5%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 283 (0,6%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino médio. 
	  
	Não vire meme 
	  
	Em Mato Grosso do Sul, devido ao fuso horário, os portões abrem 1 hora mais cedo que na maioria dos estados. Por isso, a recomendação é se programar para não perder a prova e viralizar nas redes sociais como mais um 'atrasado do Enem'. 
	  
	Pelo horário de Brasília, a abertura dos portões está programada para o 12h, com fechamento previsto para 13h, mas MS e outros cinco estados seguem fusos horários diferentes e os candidatos devem ficar atentos. 
	  
	Abertura dos portões: 11h 
	Fechamento dos portões: 12h 
	Início das provas: 12h30 
	Término das provas no primeiro dia: 18h 
	Término das provas no segundo dia de Enem: 17h30 
	Vai de ônibus? 
	Se você pretende fazer o trajeto até o local de provas do Enem por meio do transporte coletivo, é bom se programar. Depois de dizer que não iria disponibilizar ônibus extras, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) voltou atrás da decisão. 
	  
	Segundo a prefeitura, a medida foi adotada com intuito de facilitar o deslocamento dos candidatos. Além disso, o sistema de transporte coletivo disponibilizou passes gratuitos de ida e volta para os usuários que se cadastraram previamente por meio do site. 
	  
	Para atender aos candidatos do Enem, haverá um aumento de 30% na frota. Algumas linhas, como a 070, 080 e 081, seguirão um plano de funcionamento semelhante ao dos sábados, enquanto a linha 072 seguirá o plano de funcionamento dos domingos e feriados. 
	  
	Para os candidatos que farão a prova na Uniderp, as linhas de ônibus mais importantes são a 070 (Terminal General Osório/Terminal Bandeirantes) e a 072 (Terminal Nova Bahia/Terminal Morenão). 
	  
	A linha 221 terá um veículo operando das 9h40 às 19h, com uma parada de 5 minutos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As linhas 222 e 474 funcionarão conforme o plano de funcionamento dos dias de semana, de segunda a sexta. 
	  
	Já as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados. Candidatos que realizarão a prova na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) têm como principais opções as linhas 087 (T. General Osório / T. Guaicurus) e 061 (Term. Moreninhas / Shopping Campo Grande). 
	  
	O Consórcio também disponibilizará três veículos reserva adicionais, além dos habituais, com tripulações nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros. Para conferir os horários e rotas dos ônibus, basta acessar clicar aqui. 
	  
	Ônibus em Campo Grande 
	Transporte coletivo (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax) 
	O que pode ou não levar no dia da prova? 
	Antes de fazer a prova do Enem, é essencial verificar os itens necessários para não esquecer de nada. No dia da prova, verifique seus documentos, pois só é permitido entrar na sala de provas com o documento de identificação original com foto. 
	  
	Não são aceitas cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais do documento. Caso o seu RG tenha sido roubado, leve o Boletim de Ocorrência no dia da prova. 
	  
	A caneta preta é o único modelo aceito, precisando ter sido fabricada em material transparente. Apesar de não ser obrigatório nos dias de prova, levar o Cartão de Inscrição impresso facilita a localização da sala de aula. 
	  
	Bateu a fome, e agora? 
	Devido à duração da prova do Enem, também é recomendável levar um lanche para se alimentar quando a fome bater, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) autoriza que os candidatos levem alimentos, mas não qualquer tipo de comida. 
	  
	Os alimentos autorizados são: 
	  
	Chocolate; 
	Suco; 
	Cereal; 
	Hambúrguer; 
	Sanduíche; 
	Refrigerante, mas o material da garrafa deve ser transparente e a mesma não deve possuir rótulo; 
	Salgadinho, desde que esteja separado em uma sacola transparente; 
	Também é essencial que o candidato leve água para se hidratar durante às 5 horas de provas. No entanto, a garrafa não deve possuir rótulo e deve ser transparente. 
	  
	enem alimentos 
	Alimentos gordurosos devem ser evitados; frutas são boas opções (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax) 
	Proibidos do Enem 
	Para evitar transtornos, os candidatos devem se atentar aos objetos proibidos. Por isso, não leve os seguintes itens: 
	  
	Boné; 
	Canetas que não seja de material transparente; 
	Caneta colorida ou azul; 
	Calculadora; 
	Chaves; 
	Computador; 
	Fone de ouvido ou similares. 
	Pendrive; 
	Gravadores; 
	Estilete; 
	Lápis, lapiseira ou similares 
	Livros e anotações; 
	Óculos de sol; 
	Relógio; 
	Tablet; 
	Apesar do Edital do Enem não trazer nenhuma restrição quanto à vestimenta, a recomendação é utilizar roupas leves e confortáveis e não investir em acessórios muito grandes como brincos e faixas e itens que podem barrar o candidato, como relógios e bonés. 
	  
	E o celular no Enem? 
	Conforme o edital, é proibida a utilização de celular dentro do prédio de provas. Caso leve o aparelho, será necessário desligá-lo e solicitar uma embalagem para o fiscal de sala. O aparelho será guardado no recipiente lacrado e precisa ficar embaixo da cadeira. 
	  
	Moedas, chaves e alarmes de carro também devem ser armazenados no saquinho. Vale destacar que qualquer som emitido durante a prova gera desclassificação do participante. 
					 |