www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
17/07/2023 - 10:31
UEMS é homologada como 1º posto aplicador do Exame Celpe-Bras em MS
No dia 10 de julho de 2023 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) oficializou, por meio de portaria, a homologação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) como posto aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A UEMS é o primeiro posto aplicador do exame no Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, até então, eram aplicadoras apenas a Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
 
Esta foi para a Universidade uma grande conquista e qualifica os esforços que a Instituição tem feito no âmbito da extensão universitária com foco no acolhimento e ensino de Português para imigrantes internacionais nesses últimos anos.
 
O processo de certificação Institucional para ser posto aplicador do exame é longo e exige uma conjuntura de fatores. A UEMS precisou comprovar um histórico de mais de 5 anos de experiência no âmbito do ensino de Português para Estrangeiros; implementar disciplinas nos cursos de Letras voltadas para o ensino-aprendizagem de línguas para esse público-alvo; possuir infraestrutura educacional adequada às normas ISO 9001 e ABNT; laboratório de línguas e um quadro de docentes efetivos da área de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Adicionais. Além de atender a todos esses critérios, a instituição precisou organizar uma série de documentos e escrever uma proposta institucional que foi submetida ao edital de credenciamento e aguardar uma visita dos técnicos do INEP para conhecer e auditar as instalações e ministrar treinamentos.
 
O Celpe-Bras é, hoje, um documento de suma importância para que os imigrantes que se estabelecem no país iniciem o processo de nacionalização ou permanência no Brasil. Além disso, em diversos conselhos trabalhistas, como o de Medicina e Engenharia, por exemplo, o exame é um requisito para se obter o registro profissional. Somados a esses dois elementos, o Celpe-Bras também é um mecanismo de inteligência social relevante para a gestão estratégica do Governo Brasileiro no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois, ao estabelecer processos de certificação linguística em Português Língua Estrangeira o país cria uma política linguística que favorece práticas democráticas de acolhimento e integração das diferentes comunidades imigrantes que se estabelecem no país.
 
Para a UEMS, o Celpe-Bras impactará positivamente nas práticas extensionistas que têm sido alavancadas pelo Programa UEMS Acolhe e permitirá dar um novo contorno para a extensão universitária, na medida em que o trabalho que UEMS desenvolverá contribuirá com várias instituições públicas do estado e da federação, como a Polícia Federal (PF) e o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). “O Celpe-Bras certamente trará, também, novos contornos para as práticas formativas em Letras e abrirá portas para os profissionais-docentes das Línguas Estrangeiras, ou mesmo técnicos administrativos que atuam nesse campo, no que diz respeito à prática extensionista no âmbito do ensino-aprendizagem de português para fins específicos, acolhimento e integração social de imigrantes na comunidade brasileira”, destaca o Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva, Coordenador do Posto Aplicador Celpe-Bras / UEMS. 
 
O Coordenador também enfatiza, que a homologação da UEMS como posto aplicador fortalecerá as práticas de Internacionalização da Educação Superior da Instituição. “Uma vez que a Universidade aplica o Celpe-Bras, ela poderá otimizar o acolhimento linguístico e educacional dos estudantes estrangeiros em mobilidade internacional, assim como estabelecer objetivos de aprendizagem linguística para esse público-alvo no que tange à Língua Portuguesa.
 
Não obstante, o exame também impulsionará a formulação das políticas linguísticas para a universidade, documento que hoje é uma exigência dos grandes editais de fomento na área de Internacionalização Universitária, e permitirá à UEMS discutir com mais precisão as políticas de revalidação de diplomas nas diferentes esferas, graduação e pós-graduação”, ressalta o Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva.
 
Por:Eduarda Rosa 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS