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	Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (7), o PAV (Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal) em Costa Rica. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito municipal, Cleverson Alves dos Santos, do delegado da Receita Federal, Clóvis Ribeiro Cintra Neto, de vereadores, secretários, subsecretários e servidores públicos municipais. 
	  
	O PAV é um Acordo de Cooperação Técnica entre o Município de Costa Rica e a Receita Federal com objetivo de simplificar as relações dos munícipes com a Receita Federal, oferecendo serviços de forma gratuita, sem a necessidade do deslocamento e gastos com transportes a outros municípios, em busca de regularizar documentos. O PAV de Costa Rica é o 17º instalado em Mato Grosso do Sul. 
	  
	“O ponto de atendimento virtual da Receita Federal vai facilitar o dia a dia do contribuinte, que não precisará mais ir até uma unidade num município vizinho para este tipo de suporte. Agradeço a parceria da Câmara de Vereadores e o empenho do delegado Clóvis Ribeiro para implantação do PAV em Costa Rica”, disse o prefeito Cleverson Alves. 
	  
	Representando o Legislativo Municipal, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Amorin, relembrou que a implantação do PAV foi possível graças a interlocução entre Legislativo, Executivo e Receita Federal. 
	  
	“O Legislativo teve uma participação muito importante na vinda do PAV para Costa Rica, quando estivemos num Seminário na cidade de Bonito (MS) conversamos com o delegado Clóvis, nos colocando a disposição para implantação de um ponto em nosso município e através dessa interlocução com o Executivo, hoje isso se torna possível”, afirma o vereador. 
	  
	Segundo o delegado da Receita Federal, a instalação de um ponto de atendimento virtual tem a finalidade precípua de atender a população mais vulnerável permitindo acesso a cerca de 600 serviços que a Receita Federal presta à sociedade brasileira. Deste total, 400 estão disponíveis na internet e os outros 200 mediante atendimento presencial. 
	  
	 “Destes 400 serviços, que estão na internet, o servidor que estará a frente do PAF fará um serviço de autoatendimento orientado, e os outros 200 ele recepciona, digitaliza, encapsula no processo digital, encaminha pra Receita Federal, onde a equipe de retaguarda processa e devolve o resultado ao servidor, que entrega ao contribuinte demandante. É importante frisar que cada vez mais os serviços estarão informatizados e disponibilizados na internet, e cada vez menos existiram serviços presenciais, não só a nível da União, mas também nos estados e municípios. Agradeço ao Governo Municipal, na pessoa do prefeito Cleverson Alves, por firmar este acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Receita Federal, beneficiando a população de Costa Rica”, completou Clóvis Ribeiro. 
	  
	Confira abaixo alguns dos serviços oferecidos pelo PAV: 
	  
	CADASTRO 
	- CAEPF-Inscrição, Baixa, Cancelamento ou Alteração 
	- CAFIR-Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação 
	- CNO-Inscrição, Alteração ou Anulação por Multiplicidade 
	-CNPJ-Inscrição, Alteração e Baixa 
	- CPF-Inscrição, Alteração e Regularização. 
	  
	CERTIDÕES E SITUAÇÃO FISCAL 
	- Consulta Pendência Fiscal PF, PJ e Imóvel Rural 
	- Certidão de Regularidade Fiscal, Certidão de Obra 
	  
	DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS 
	- Cópia de Declaração e Recibos para PF-DIRPF 
	- DIRF Beneficiário e DITR 
	-Cópia de Declaração e Recibos - GFIP, Perdcomp, Dacon, Dmed, Consulta Pendência Malha Fiscal PF, 
	- Consulta Restituição e Situação Fiscal DIRPF 
	  
	PAGAMENTOS 
	-Emissão de Documentos de Arrecadação - DARF e GPS 
	- Retificação de Documentos de Arrecadação REDARF/RETGPS 
	  
	PROCESSOS E PROCURAÇÃO 
	-Cópia de processo (Exceto de PJ Lucro Real/ Presumido/Arbitrado), 
	- Juntada de Documentos, Impugnação, Recurso, 
	- Manifestação de Inconformidade, Procuração RFB. 
	  
	O ponto de atendimento está localizado na rua Ambrosina Paes Coelho, 228, ao lado Paço Municipal (antiga Junta Militar) e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 as 11 e das 13 as 17 horas.  
	  
	  
	Fonte:Assessoria de Comunicação |