www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
30/06/2022 - 11:51
Em sessão solene, Câmara homenageia 14 personalidades com a Medalha José Ferreira da Costa
Foto: Divulgação
A noite desta quarta-feira (29) foi marcada com a Sessão Solene de entrega da “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa. O evento promovido pela Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS homenageou 14 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento, cultural, social, político e econômico do município.
 
A entrega da honraria foi realizada no Auditório Municipal Edna Maria Jacinto (SEMED) e contou com mais de 150 convidados, entre autoridades municipais, familiares e amigos dos homenageados.
 
A presidente do Legislativo costarriquense, prof Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral (MDB), destacou a importância da Medalha José Ferreira da Costa para a Casa de Leis e a comunidade.
 
“Homenagear quem compõe a história do município é gratificante. Aqui foram escolhidas pessoas das mais distintas classes, que contribuem desde o trabalho na igreja, ao pecuarista, o empresário, servidor público, enfim, ver o orgulho com que cada homenageado recebeu essa medalha é emocionante. Quero agradecer também ao Executivo Municipal que nos proporcionou todo o suporte para que esta homenagem fosse possível, aos nossos servidores e colaboradores que não mediram esforços para a realização dessa solenidade. Parabéns a todos!”, falou a presidente.
 
Tendo como homenageado o farmacêutico José Carlos Venturini, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, falou sobre a honraria.
 
“Que bom que temos a oportunidade de homenagear as pessoas em vida. É um prazer imenso estar aqui, e ver pessoas que ajudaram a construir a história de Costa Rica, em especial hoje o Zé Carlos, meu amigo de longa data. Parabéns a todos os homenageados!” disse o prefeito.
 
 
 
Homenageados
 
 
 
Conforme o protocolo do evento, os cerimonialistas fizeram a leitura das biografias das personalidades congratuladas, retratando as histórias dos personagens. Em seguida, foi reproduzido um vídeo com uma breve mensagem das autoridades aos protagonistas da festa.
 
Após, coube à autoridade – vereador, prefeito ou vice-prefeito, irem à frente para entregar a comenda e a medalha aos homenageados.
 
Entre as 14 personalidades indicadas para receberem a honraria, figuram pessoas das mais diferentes faixas etárias.
 
Entre os homenageados esteve a Sra. Terezinha Aparecida de Jesus, 80 anos, indicada pelo vereador Adair Tiago de Oliveira. Natural de Minas Gerais, casou-se aos 14 anos, e teve cinco filhos.
 
Mudou-se com sua família aproximadamente no ano de 1970, morando por dois anos debaixo de um pé de árvore e sobre lonas, pois, na época, só puderam comprar o lote onde construiriam sua casa posteriormente.
 
Ela conta, que devido sua condição de muita pobreza, por várias vezes recebeu propostas para entregar seus filhos. Mas, nunca cogitou essa hipótese, pois desde muito jovem, já era uma pessoa de fé e tinha certeza que conseguiria criar e sustentar seus filhos.
 
Próximo do ano de 1990, Terezinha começou a trabalhar como faxineira e lavadeira de roupa na Igreja Santo Antônio de Costa Rica, onde permanece até hoje, mesmo tendo se aposentado há mais dez anos. Em 2011, ficou viúva, após 56 anos de união matrimonial.
 
Terezinha é um exemplo típico de mulher forte e resiliente. Já passou por situações difíceis, superando a fome, doenças, como câncer, discriminações e o analfabetismo. Mesmo mediante inúmeras limitações: como ser mulher, ser negra, ser pobre e analfabeta, Terezinha conquistou o respeito e a admiração de todos que a conhecem, mas, principalmente, de todos seus familiares.
 
“Quero agradecer a todos os vereadores pela homenagem e em especial ao Adair, obrigado a todos pelo carinho”, disse dona Terezinha.
 
Indicado coletivamente pela Câmara Municipal de Vereadores, o professor Alaércio Guimarães recebeu a horaria dos 11 parlamentares.  Alaércio nasceu em Paranaíba, onde viveu a infância na zona rural daquele município.
 
Cursou Educação Física na Funec de Santa Fé do Sul. Mudou-se para Costa Rica em 2001, quando começou a trabalhar nas escolas municipais Francisco Martins Carrijo e Joaquim Faustino Rosa e no decorrer do tempo trabalhou em todas as escolas da rede municipal de ensino.
 
De 2015 a 2017 fez parte do grupo de especialistas selecionados pelo MEC para trabalharem na construção da Base Nacional Curricular Comum, onde passou a pertencer ao grupo de 116 especialistas que construíram a primeira e segunda versão da Base Nacional Curricular Comum. Já no ano de 2018, com a Base Nacional aprovada, Alaércio passou a integrar a equipe de formação e construção do Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Já foi diretor da Escola Francisco, coordenador pedagógico e coordenador do Programa Buscando Novos Sonhos. Em abril de 2020, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Educação de Costa Rica. Atualmente, trabalha como professor de Educação Física na Escola Francisco.
 
“Quero agradecer aos vereadores por esta honraria, este momento tão emocionante na minha vida, estar aqui no prédio da Educação, local que simboliza tanto a minha trajetória. Na minha infância para que eu pudesse continuar estudando, aos meus 09, dez anos, tive que morar sozinho na cidade, pois meus pais não conseguiram emprego na cidade. Eu sabia que a única forma de alcançar algo maior na vida era por meio do estudo, e hoje trago como ferramenta e prego aos meus alunos a importância da educação na vida de cada um. E essa medalha tem um peso ainda maior, e eu preciso honrar o nome dessa medalha e vou continuar fazendo isso da melhor forma possível. Atrás de cada medalha dessas tem um cidadão que ama essa cidade”, agradeceu Alaércio Guimarães.
 
Em 2022, a “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa” foi confeccionada em metal e entregue às seguintes pessoas:  O produtor rural, Abrahão Garcia Barbosa, nome proposto pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo; O professor Alaércio Guimarães, nome proposto de forma coletiva pela Câmara Municipal de Vereadores; O empresário Cleber Bistaffa, nome proposto pelo vereador Alecksander da Silva Pimenta; O pecuarista, Darci Nogueira de Menezes, nome proposto pelo vereador Waldomiro Bocalan.
 
A empresária Eliana Teodoro Lopes Lalier, nome proposto pela vereadora presidente prof. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; A professora Evair Gomes Nogueira, nome proposto pelo vereador Evaldo Paulino Garcia; O servidor público Ezequias Rodrigues dos Santos, nome proposto pelo vereador Ailton Martins de Amorim; O empresário, Ivonei Luiz de Miranda, nome proposto pelo vereador Everaldo Pereira dos Santos.
 
O farmacêutico José Carlos Venturini, nome proposto pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos; A diretora da APAE, Luciana Nogueira de Souza Faustino Inácio, nome proposto pelo vereador Averaldo Barbosa da Costa; A servidora pública Maria Aparecida da Silva, nome proposto pela vereadora Rosângela Marçal Paes; O professor Rubens Pereira Lima, nome proposto pelo vereador Rayner Moraes dos Santos; A zeladora da Igreja Católica, Terezinha Aparecida de Jesus, nome proposto pelo vereador Adair Tiago de Oliveira; E o pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Costa Rica, Osmar Gomes, nome proposto pelo vice-prefeito Ronivaldo Garcia Cota.
 
Ao final da cerimônia, a Câmara em parceria com o Executivo Municipal ofereceu um jantar aos convidados.  
 
Informações:
 
Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Costa Rica-MS
 
Fabrizzio Carrijo – Fotografia/publicidade
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Valdir Marcondes

Hoje é um dia especial, principalmente para nós, que temos o privilegio  de participar do se...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS