www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
28/12/2021 - 07:08
Costa Rica corrige em até 45% a Tabela de vencimento dos professores
Foto: Divulgação
Ser professor no Brasil é uma tarefa árdua e falta a devida valorização da classe. Em Costa Rica não é diferente porque a categoria estava com uma defasagem salarial preocupante e medidas de reposição não puderam ser feitas devido à LC (Lei Complementar) nº 173, de 2020 que veda aumentos, editada durante a pandemia da Covid-19. Profundo conhecedor da situação, o prefeito Cleverson dos Santos com o aval da Câmara de Vereadores e com participação do SIMCOR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica, reuniu a categoria e tratou de corrigir os índices da Tabela de Vencimento dos profissionais do magistério que é regida por legislação específica.
 
A demanda acumulou-se nos últimos anos porque a receita do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação é bem superior ao comprometimento com a folha de pagamento do corpo docente. Como forma de equilibrar o fiel da balança, o poder público encontrou a solução e corrigiu em até 45%, a tabela de vencimento dos professores, conforme os níveis de habilitação da Carreira dos Profissionais do Magistério Público Municipal que são organizados por nível de habilitação.
 
Para o Nível médio (I), professor com formação em nível médio, na modalidade normal (magistério) a correção foi de 25,76%;
 
Para o Nível superior (II), professor com formação em normal superior, pedagogia ou em Licenciatura na (s) área (s) específica (s), a correção atingiu o maior percentual, 45,11%;
 
Para Nível de pós-graduação lato sensu (III), professor com formação em nível superior, especialista na área de concurso ou de atuação, a correção foi de 42,53%;
 
Já para o Nível de pós-graduação stricto sensu (IV), professor com formação em nível superior, mestre ou doutor na área de concurso ou de atuação, o percentual alcançou 41,48%.
 
Os cargos da Carreira dos Profissionais do Magistério Público Municipal estão organizados por nível de habilitação, conforme tabela constante da Lei Complementar nº 85, de 22 de outubro de 2019.
 
A medida tem como objetivo valorizar o trabalho dos profissionais, explicou o prefeito. “Esse é um reconhecimento aos nossos professores. Temos uma das melhores educação do Mato Grosso do Sul, segundo o índice do Ideb, que mede a qualidade do ensino. Mas, os professores não eram valorizados. A medida corrobora com a nossa meta de valorizar estes profissionais e é muito importante para aqueles que cuidam do futuro da nossa cidade”, destacou Cleverson Alves.
 
“Os recursos são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e os nossos professores merecem essa correção da tabela, nós estávamos entre os piores salários do Estado.Agora vamos ficar entre os melhores índices do Mato Grosso do Sul para professores. É um direito do professor, e a nossa gestão está investindo na educação. Eu sempre digo: para investir na educação, a gente tem que investir na matéria prima principal que é o professor. É um trabalho de valorização gradativa. A nossa meta é entregar a gestão nos quatro anos, com o professor de Costa Rica, valorizado e tendo entre os cinco melhores salários do Estado. Professor satisfeito, educação de qualidade”, argumenta o prefeito costarriquense.
ASSECOM/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS