www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
07/12/2021 - 18:01
Governador anuncia medidas para melhorar ambiente de negócios e fomentar empreendedorismo em MS
Para melhorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja anunciou uma série de medidas econômicas nesta terça-feira (07), em parceria com o Sebrae-MS. A expectativa é contribuir com a retomada da economia no Estado.
 
“Recebemos o anteprojeto do estatuto da pequena empresa, que vai anular 11 leis que tratavam sobre o tema. Ainda temos o decreto sobre a liberdade econômica para simplificar as atividades e reduzir a burocracia, e a parceria com o Sebrae para o Programa Propeq Dinamiza”, citou o governador Reinaldo Azambuja.
 
Este conjunto de ações visa constituir uma política empreendedora no Estado. “Temos por exemplo a redução da abertura de tempo de empresa, que demorava 30 dias e hoje se faz em 15 a 30 minutos. Quanto mais desburocratizar e oferecer ferramentas digitais para facilitar vida do investidor, mais vamos contribuir ao desenvolvimento local”, destacou o governador.
 
Liberdade econômica
 
Entre as medidas está a assinatura de decreto que regulamenta a lei que institui a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica no Mato Grosso do Sul. A intenção é reduzir a burocracia para o setor empresarial e a quem deseja empreender no Estado.
 
“O governo do Estado resolveu fazer a regulamentação da lei. Entre os pontos importantes está a facilitação, simplificação e desburocratização em relação aos pequenos negócios. O que for de baixo impacto não tem motivos para ter vários regramentos, em relação a licenças e alvarás, por isso o foco sempre foi definir quais são estas atividades”, explicou o titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck.
 
Programa
 
Também foi assinado o termo de cooperação ao Programa Estadual de Pequenos Negócios (Propeq Dinamiza), que é uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, no valor de R$ 10 milhões, para dinamizar a economia, promover a integração produtiva e fomentar as potencialidades do Estado.
 
“O novo Propec trata-se de um programa mais estruturado, para atender todos os pequenos negócios do Estado. A ideia é que o segmento tenha acesso às oportunidades dentro do Estado, haja qualificação profissional, para promoção comercial haverá um site de produtos regionais, além de outras ações que contemplam a retomada da economia ao setor”, disse Verruck.
 
Estatuto
 
Durante o evento o Sebrae ainda apresentou o programa “Cidade Empreendedora”, e entregou ao governador o anteprojeto do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, que visa trazer tratamento diferenciado a este ramo no Estado.
 
“O anteprojeto foi entregue ao governador, que fará a avaliação antes de enviar a proposta para Assembleia. São 11 leis que existem desde 1985, onde estudamos cada uma para formar este estatuto para as pequenas empresas, retirando o que já estava em desuso, reativando o fórum de discussão, além de outros pontos para desburocratizar”, destacou o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça.
 
Além do governador, estiveram na agenda os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Jaime Verruck (Semagro), o senador do Acre, Márcio Bittar, o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça e a consultora legislativa, Ana Carolina Ali Garcia.
 
Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS