www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
21/07/2021 - 12:43
Prefeito Cleverson tem reunião com governador e secretários para definir a instalação de uma delegacia regional e IML
Foto: Reprodução
Hora da Notícia
O prefeito de Costa Rica/MS, Cleverson Alves dos Santos, (PP) reiterou o pedido para construção de uma “Delegacia Regional de Polícia Civil” na cidade, assim como a contratação de médico legista para o IML (Instituto Médico Legal). A solicitação foi reiterada ao  secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira no último dia 19 durante solenidade de inauguração da base da Polícia Militar Rodoviária em Chapadão do Sul. 
 
O prefeito tem reunião agendada nesta quinta-feira (22) com o secretário Videira, o secretário Eduardo Riedel, da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) e provavelmente com a presença do governador, Reinaldo Azambuja, (PSDB) onde serão deliberadas as reivindicações. 
 
Outra reivindicação que será a implantação do IML (Instituto de Medicina Legal) e as demais especialidades para que possa atender a população da região com dignidade. Cleverson destacou que o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública está trabalhando em estudos para elaboração do projeto. 
 
O chefe do executivo municipal informou que apresentou requerimento para governador Reinaldo Azambuja solicitando a construção do prédio para abrigar a estrutura, “o governador ficou de fazer a autorização, disponibilizar material humano e demais equipamentos para que possamos ter a regional, que cuidará de todos os crimes da cidade”.  
 
De acordo com Cleverson a nova estrutura a ser edificada reunirá toda a estrutura. Ele adiantou ainda que busca a instalação da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) em Costa Rica visando melhorar o atendimento. O prefeito destacou que essa delegacia deve ser gerida preferencialmente por uma delegada mulher.   
 
Dignidade urgente: 
 
O IML (Instituto de Medicina Legal) nunca funcionou, a estrutura foi inaugurada no dia 29 de novembro de 2014, para receber os legistas para a realização de necropsia (exame em pessoas mortas) e Perícia Técnico-científicas (em pessoas vivas). As famílias são obrigadas a conviver com a dor da espera, os corpos são levado para Paranaíba/MS, distante cerca de 290 km de Costa Rica.  
 
A contratação de um médico legista se faz urgente, não é possível mais submeter às famílias a tamanha desumanidade.        
 
 
O médico legista ficou na promessa:  
 
 
Já se passaram seis anos que o então Coordenador Geral de Pericias do Estado, José Bento Corrêa disse ao Hora da Notícia que o instituto seria totalmente ativado após os servidores assumirem o concurso público para serem efetivados em Costa Rica.  
 
Disse ele no dia 29 de novembro de 2014 no dia da inauguração do prédio: “porém os demais profissionais, como o médico legista, ainda depende de assumirem o concurso público”. 
 
 
Médicos contratados:
 
 
Sobre os médicos legistas, o secretário Videira disse: “os médicos legistas foram contratados temporariamente até que nós possamos nomear os médicos legistas concursados, Só não saiu ainda porque sai junto com o concurso para delegado de polícias".  
 
A reunião desta quinta-feira (22) pode ser decisiva para nos próximos dias o Estado nomear um  médico para Costa Rica em caráter de urgência uma vez que a situação vem se arrastando a anos.
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Alta da gasolina pesa, e inflação oficial fica em 0,87% em agosto, maior taxa para o mês desde 2000
    
   
Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS