www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
26/08/2020 - 09:07
Caravina discute no Conselho Político da CNM pautas municipalistas urgentes
Foto: Reprodução
O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, participou nesta terça-feira (25) de reunião do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios) na qual discutiu a proposta de Reforma Tributária e outras pautas municipalistas em tramitação no Congresso Nacional. 
 
As lideranças municipalistas destacaram a importância de conseguir avanços de matérias consideradas urgentes para os municípios, especialmente diante da crise decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19), mas também daquelas proposições chamadas estruturantes, ou seja, que trazem mudanças efetivas em âmbito nacional.
 
Entre as propostas prioritárias estão a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 391/2017 - que adiciona 1% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) no primeiro decêndio de setembro e já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados - e o critério de reajuste do piso do magistério, que precisa ser atualizado pelo INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor].
 
De acordo com o presidente da CNM, Glademir Aroldi, de 2009 a 2020, o reajuste do piso foi de 203%, enquanto o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] cresceu apenas 139%.
 
Particularmente, Caravina diz que o Fundeb é fundamental para a qualidade da educação básica nos municípios.
 
Segundo o presidente da Assomasul, não existe nenhuma possibilidade de os municípios ficarem sem o Fundeb em 2021.
 
Atualmente, o Fundeb concentra mais de 60% dos recursos investidos na educação básica e é responsável pela equalização no atendimento escolar em mais de 70% dos municípios brasileiros.
 
Em todo país, são 45 milhões de estudantes que dependem do Fundo para ter acesso à educação
 
Da área de Educação, também foram citados pontos como a recomposição do Fundeb; o Projeto de Lei 3165/2020, que estabelece um auxílio de R$ 31 bilhões para a Educação; o PL 3551/2020, que destina R$ 2 bilhões pelo PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola); e o PL 2906/2020, que permite o uso do salário-educação para pagamento de pessoal durante a vigência do estado de calamidade pela pandemia do coronavírus. 
 
Já na área de Saúde, Aroldi destacou o projeto que trata do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos), expedido por instituição de educação superior estrangeira, permitindo que universidades privadas também realizem o exame nesse momento de crise.
 
Tributos municipais
 
Durante a reunião por videoconferência,  o Conselho Político tratou ainda sobre o PLP (Projeto de Lei Complementar) 170/2020, que trata do ISS (Imposto sobre Serviços) e está na pauta de votação do Plenário do Senado. Aprovado na Câmara em 2019, a matéria definiu quem são os tomadores dos serviços e as obrigações acessórias a serem padronizadas por um comitê gestor.
 
Outras pautas que têm impactos significativos nas finanças municipais também estão na lista de prioridades do movimento, como a suspensão do pagamento de precatórios pelos entes federativos enquanto durar a situação de calamidade.
 
O Conselho Político da CNM é composto por dirigentes estaduais de entidades municipalistas e membros da Confederação. Com informações da Agência CNM.
Willams Araújo
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS