www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
16/04/2012 - 07:22
Hillary Clinton está em Brasília, cinco dias após retorno de Dilma dos Estados Unidos
Midiamax
Cinco dias após o retorno da presidenta Dilma Rousseff dos Estados Unidos, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, está hoje (16) e amanhã em Brasília. Em pauta, o fortalecimento das parcerias entre os dois países nas áreas comercial, política, diplomática, além de direitos humanos, ciência e tecnologia.

A Conferência Rio+20 - em junho, no Rio - também será tema das conversas. Hillary tem reuniões com Dilma, ministros, como o chanceler Antonio Patriota, e empresários. De manhã, ela participa de encontro com cerca de 150 empresários brasileiros e norte-americanos. A reunião é organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Câmara Americana de Comércio (Amcham).

A expectativa, de acordo com os empresários, é que Hillary proponha maior parceria no setor privado e ressalte a importância das empresas brasileiras e norte-americanas partilharem projetos de inovação tecnológica.

Porém, antes de Hillary, os empresários se reunirão com o secretário do Interior dos Estados Unidos (cargo equivalente ao de ministro), Ken Salazar. O ministro pretende destacar a importância do turismo no aumento das relações econômicas bilaterais. Também deverá explicar como funcionarão os novos consulados dos Estados Unidos no Brasil – em Belo Horizonte (MG), e Porto Alegre (RS).

Os empresários esperam dele também informações sobre as medidas para facilitar a concessão de vistos aos brasileiros. Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial do Brasil. Em 2011, o fluxo de comércio entre os dois países atingiu US$ 60 bilhões, representando aumento de 37% em relação ao registrado em 2007. O Brasil é a sexta maior fonte de visitantes para os Estados Unidos.

À tarde, Hillary conversa com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante a 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global (DPG) Brasil-Estados Unidos. O grupo foi criado em 2010 e prevê encontros anuais.

A ideia é analisar de forma coordenada propostas comuns em várias áreas - educação, ciência e tecnologia, inclusão social e direitos humanos. Amanhã (16), a secretária de Estado norte-americana se reúne com Dilma Rousseff durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto ( cujo nome em inglês é Open Government Partnership).

O encontro é presidido pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Estarão presentes representantes de 42 países. Confirmaram presença na conferência o primeiro-ministro da Geórgia, Nikoloz Gilauri; o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete; o vice primeiro-ministro da Líbia, Omar Abdelkarim; o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Urmas Paet, o ministro das Relações Exteriores do mesmo país, Edgars Rinkevics, além do ministro das Relações Exteriores da Libéria, Augustine Ngafuan.

A conferência foi criada formalmente durante uma reunião paralela no ano passado, quando os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, dos Estados Unidos, conversaram na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A parceria é um fórum de participação voluntária que reúne governos e entidades da sociedade civil. O principal objetivo é fortalecer políticas nacionais de transparência e combate à corrupção por meio do intercâmbio de experiências entre seus participantes.

A visita de Hillary é cercada por cuidados da segurança norte-americana.O acesso aos locais nos quais ela estará é feito com duas a quatro horas de antecedência.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS