www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
27/01/2012 - 10:01
Promotor de justiça recebeu denúncia contra o Hora da Notícia, analisou e arquivou
Foto: H.N
Hora da Notícia

As matérias jornalísticas que se referem ao Centro de Eventos como “Bairdão” publicadas pelo Hora da Notícia levou uma pessoa a denunciar ao representante do Ministério Público, George Cássio Abbud uma possível infração a constituição federal e a promoção pessoal do prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) na tentava de impedir que o local seja citado como “Bairdão” e sim como “Ramez Tebet”. Incomodados com a repercussão dos materiais jornalísticos tentaram calar o veículo de comunicação e ainda acusaram o prefeito de improbidade administrativa, uma vez que afirmam que o site tem contrato de prestação de serviços com a prefeitura.

A prefeitura informou ao promotor através de ofício que o prédio não foi homenageado com nome de pessoas e deverá ser assim que o chefe do executivo encaminhar projeto de lei para a Câmara Municipal.

A denúncia anônima chegou ao Ministério Publico Estadual em Costa Rica acusando o Hora da Notícia de manter contrato de prestação de serviços de imprensa com a Prefeitura Municipal, o que levou a batizar o Centro de Eventos de “Bairdão” em favorecimento ao prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB). Na ótica do denunciante anônimo isso implicaria na caracterização de publicidade ofícial como forma de promoção pessoal do prefeito.

O denunciante anônimo invocou ainda a Lei Federal que interdita a possibilidade de pessoas vivas serem homenageadas atribuindo seus nomes a bens públicos.

A denúncia não prosperou perante o representante do Ministério Publico que destacou o fato de o prédio não ter recebido nome de pessoa como forma de homenagem através de lei. Escreveu o promotor em seu despacho:

“oficialmente a obra em questão ainda não recebeu nome de uma pessoa como forma de homenagem, não havendo razões para que a Lei Federal invocada pelo denunciante incida sobre o caso vertente. Isso posto porque, a utilização do nome “Bairdão”, pelas matérias jornalísticas de referido veículo de comunicação, o fora de maneira vulgar, ou seja, desvinculada de qualquer ato administrativo oficial que tenha atribuído nome à obra, e, via de consequência, homenagem a quem quer seja, pessoa viva ou falecida”.

O promotor destacou ainda as diversas matérias jornalísticas desatreladas, em grande maioria divulgando o Centro Municipal de Eventos. Disse ainda em sua decisão que as matérias jornalísticas não são instrumentos de publicidade.

O promotor arquivo a denúncia por não vislumbrar irregularidades ou favorecimento ao prefeito nas publicações, porém recomendou para que o Hora da Notícia deixe de veicular matérias denominado o Centro de Eventos “Bairdão” uma vez que se avizinha o período eleitoral. Os editores do Hora da Notícia foram devidamente notificados da decisão, porém se manifestam sobre o feito nesta sexta-feira (27).

Hora da Notícia/Iara Borges



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
juarez lucas em 29/01/2012 10:42
o que acho suspeito é o outro site fazer o que quer e o sr. promotor não tomar nenhuma providência, sendo certo não precisa de denúncia, é agir como fiscal da lei.
antonio santos em 28/01/2012 21:14
Filisbino... o que eles fizeram por Costa Rica. uma coisa eles sabem fazer bem NEPOTISMO
edna em 28/01/2012 11:34
O nome tem q ser dado a alguma familia q fez algo por nossa cidade....famia Costa,Bocalan,Filisbino,Furtado etc...e não colocar o nome de um cara q apareceu ontem na cidade e caiu de para quedas no cargo de prefeito e determina,
santana barbosa em 27/01/2012 17:59
meu pai foi um dos pioneiro de costa rica ajudou a desenvolver este municipio tinha um grande nome ja vai fazer 10 anos que ele faleceu ja vi rua com nome de estados mais o dele MARCELINO BARBOSA SILVA ate hoje não encontrei vc e mesmo lembrado quando vc esta vivo muitos são lembrado epoca de politica enche de politico falando que era amigo do finado MARCELINO vc muitas veses são esquecido pelos representante do povo, quando morre um enche de candidatos no velorio depois que enterra some tudo porque quem morre não vota mais tem titulo vencido
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS