www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
31/03/2011 - 17:31
Delegado faz um ano no comando da Policia Civil de Costa Rica
Foto: Arq/Hora da Notícia
Hora da Notícia
Secretário de Segurança, Wantuir Jacini, Delegado Cleversom e Prefeito Baird
Secretário de Segurança, Wantuir Jacini, Delegado Cleversom e Prefeito Baird

O delegado Cleverson Alves dos Santos, assumiu a delegacia de Costa Rica há um ano (dois de abril). Ele é responsável pela segurança dos municípios de Costa Rica e Figueirão, além do distrito de Paraíso das Águas.

Nesse um ano a frente das investigações policias o delegado já pos fim a vários inquéritos, com crimes bárbaros e de grande repercussão. Entre eles a morte do advogado Nivaldo Nogueira de Souza, em que levou a prisão sete criminosos; do mototaxista Carlos Henrique Felix Coelho Filho, onde quatro bandidos foram detidos e da tentativa de homicídio contra a dentista Josana Subtil de Melo, que resultou na prisão de cinco pessoas. Perguntado sobre o caso da adolescente Vanessa Ferreira da Silva, desaparecida desde 2006, o delegado afirma que nos próximos trinta dias o inquérito será concluído “Só estamos aguardando o resultado do DNA”, relata.

De acordo com estatísticas da Polícia Civil, o número de ocorrências entre abril de 2010 a 29 de março de 2011, foram 230 furtos, 13 roubos, 2 homicídios; 11 estupros, 1571 boletins de ocorrência.

O delegado disse que hoje, a maior dificuldade para se trabalhar é a falta de material humano . Segundo ele, a Polícia Civil conta com um efetivo de seis investigadores e três escrivães, “A maior dificuldade para trabalhar em interior é a falta de estrutura”,afirma.

O delegado alerta para que a população não facilite “furtos por descuido”, que tomem cuidado ao deixarem chave na guinição e bolsas em bancos de carro “Costa Rica não pode ser vista apenas como uma cidade do interior, existe um fluxo muito grande de veículos e pessoas chegando na cidade, muitas de outros estados”, informa

Outra questão que preocupa as autoridades é o tráfico de drogas. “Há um ano atrás o trafico era muito intenso, ostensivo, hoje o tráfico de drogas na cidade reduziu significativamente”, diz. Segundo ele, foram mais de cem mandatos de prisão desde que assumiu .

Cidade Limpa

Outro trabalho de destaque desenvolvido pela polícia civil é o combate ao tráfico de drogas. De abril de 2010 a março deste ano foram presos 11 traficantes, praticamente um por mês. Entre elas está Misma Soto Leite que há mais 10 anos traficava drogas livremente em Costa Rica. Ela foi presa pela primeira vez em agosto do ano passado, por determinação judicial, logo após a prisão do seu marido, também traficante, Fábio Miranda Chaves.

Por ser doente renal crônica, Misma conseguiu na justiça o benefício da prisão domiciliar e mesmo assim ela continuou a traficar

A polícia continuou investigando Misma que foi presa em flagrante no dia 13 de fevereiro, com cocaína armazenada nas partes íntimas.

Para combater o tráfico e evitar que cada vez mais pessoas entrem para o mundo das drogas, a polícia civil em parceria com o poder judiciário, ministério público, município e iniciativa privada, desenvolve o projeto “Cidade Limpa”. Com cada vez mais aceitação o programa têm duas vertentes: a policial que é o combate ofensivo e o social, com a conscientização das pessoas sobre o perigo das drogas.

Várias atividades, como reuniões, palestras e adesivagem de veículos já foram realizadas, o próximo passo é uma caminhada, que acontece no dia 15 de abril a partir das 16 horas.

Com o slogan “Costa Rica sem Droga" entre nessa luta”, a caminhada vai percorrer várias ruas da cidade e contará também com diversas atividades como palestras, adesivagens, brincadeira para as crianças no Centro de Eventos Ramez Tebet.

Quando perguntado sobre seu principal objetivo para o próximo ano o delegado diz “ O principal objetivo é manter a tranqüilidade e o nível de segurança da população e continuar realizando um trabalho sério e concreto”, finaliza

Daniela Silveira



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Celia Regina Benetti em 01/04/2011 22:32
Só temos que agradecer a vinda do Dr. Cleverson para nossa cidade, pois, é de extrema necessidade ter um profissional como ele, com garra, coragem, comprometimento, determinação, competência e um olhar voltado para as questões sociais. Registro aqui meu respeito e admiração pela sua pessoa e pelo seu profissionalismo! Que Deus nos permita tê-lo por aqui por muito tempo!
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Patricia

Hoje, o dia amanhece sorrindo.

Que linda é a vida, e, para que melho...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS