www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
09/02/2011 - 18:24
Costa Rica Sem Drogas: Soluções foram apontadas para melhorar o aparato policial em Costa Rica
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia

O numero crescente de crimes e a omissão do estado com a estrutura da segurança pública em Costa Rica levou o Hora da Notícia a organizar nesta quarta-feira (09), no auditório da Associação Comercial uma reunião com a presença dos prefeitos Jesus Queiroz Baird e Getulio Furtado Barbosa,do Município de Figueirão, ambos do PMDB, onde se discutiu soluções para melhorar o aparato policial.

O juiz da comarca, Luiz Alberto de Moura Filho participou e apresentou dados estatísticos do aumento de ocorrências em Costa Rica em relação a outro municípios da região. O juiz acrescentou que as autoridades do judiciário e a força política do município juntos com a sociedade poderão encontrar uma solução. O juiz destacou a importância da implantação no município do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Durante a reunião foram apontadas diversas soluções para melhorar o aparato policial. O promotor de justiça, Bolivar Luiz da Costa Vieira, titular da 2ª promotoria, se comprometeu em agendar reunião com os promoters de eventos da cidade para discutir um calendário oficial de realização de festa para que a prefeitura possa editar regras para realização desses eventos. O promotor cobrou o funcionamento efetivo dos conselhos no município.

Já o promotor George Cassio Tiosso Abbud, titular da 1ª promotoria destacou a importância do Conselho Municipal de Segurança e observou que os membros precisam se reunir todos os meses, “prestar contas, ter transparência e credibilidade e fundamental para dar apoio as forças de segurança pública”. Outro ponto positivo apresentado por Cassio foi á construção de uma casa para abrigar os presos que se encontram no regime albergado.

O presidente do Conselho Municipal, Wellington de Morais Ferrato, informou que a instituição recebe três mil reais de repasse da prefeitura de Costa Rica. Ele disse ainda que o Conselho recebe mais uma verba das transações em processos criminais vindo do juizado especial.

De acordo com Ferrato 40% desse valor são repassado para Polícia Militar, outros 40% para a Polícia Civil e 20% para administração do Conselho Tutelar.

Baird se mostrou disposto em estudar uma forma de firmar convênio com governo do estado para disponibilizar seis pessoas para cuidar dos presos na nova cadeia que será inaugurada. De acordo com ele está implantando um programa sócio educativo para combater o uso de drogas. Irá estudar uma forma de disponibilizar casas para os policiais em regime de comodato nos bairros da cidade.

O prefeito Getulio se comprometeu em reunir com o presidente do Conselho Municipal e juntos estudar um valor a ser repassado para a instituição.

Já o vereador e presidente da Câmara Municipal de Costa Rica, agradeceu a iniciativa do Hora da Notícia em promover a reunião, informou que os parlamentares estão a disposição para reivindicar junto ao governador.

A vereadora e Marizete Venâncio de Oliveira (PTB), elogiou a iniciativa da reunião e disse que no município não tem uma cela, quando alguém é preso permanece dentro do camburão da Polícia Militar.

A reunião contou com a presença do presidente da 16ª Subseção da Ordem em Costa Rica, o advogado Antonio Rodrigues da Silva, “90% dos crimes tem relação com o consumo de drogas”, afirmou.

Participaram da reunião a defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, o delegado de polícia Cleverson Alves dos Santos, os Subtenentes Palácios e Ortiz. A reunião contou com a presença do tenente Silva que veio representando o Tenente Coronel, Daniel Benevides comandante regional da Policia Militar.

Desenvolvimento:

No município está sendo construída uma usina para produção de álcool e energia que trouxe cerca de 28 empresa que estão prestando serviços para ETH Bioenergia. O total de funcionários de todas essas empresas chega a duas mil pessoas.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Hildebrando em 12/02/2011 12:24
Acredito que o maior problema da segurança pública na cidade seja a falta de efetivo, pois o policial civil realiza diversos trabalhos ao mesmo tempo, é plantonista, é investigador, é carcereiro, enfim um acumulo absurdo de cargo, sem contar a falta de efetivo da polícia militar tbm, onde sempre observo apenas 2 pms na viatura p/ atender a cidade inteira, uma vergonha para a segurança publica apenas dois policiais p atender a cidade inteira...e se houver duas ocorrencias a mesmo tempo???rs.Só sei que não podem esperar acontecer outro assalto novamente, e na capital, onde esta cheio de polícia, estão formando centenas de novos pms, pq nao enviam alguns pra cá????
Paulo Silva em 11/02/2011 11:32
Até que enfim alguém tomou a frente e resolveu escancarar os problemas da segurança pública. É uma vergonha essa situação da segurança publica em Costa Rica, parece que estão esperando o pior acontecer. Vamos esperar para ver se essa reunião vai dar resultado, mas acredito que sim, basta observar que dessa vez é o Hora da Notícia quem esta a frente, eu acredito na imprensa seria. Espero que eles tenham a força para cobrar dos políticos.
anesia dos santos nogueira de souza em 09/02/2011 22:56
Oi pessoas do meu coração. Parabéns Horadanoticias. Este é o real papel da imprensa dentro da sociedade. Lutar pelos direitos que nós temos. Morar e viver com segurança. Quando há alguém lutando pelo que é certo, sempre haverá uma resposta positiva. Acredite, cada palavra que foi dita nesta reunião está gravada, com certeza muitas sairão pela culatra, mas pelo menos a maioria delas vai representar a verdadeira justiça. A do bom senso. A omissão, o pior gesto que um ser humano pode cometer para se livrar da responsabilidade. Este jornal sabe da minha preocupação. Grande abraços para vocês e que Jesus esteja conosco nesta luta.
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS