www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
24/03/2010 - 09:53
Promotor visita Canil e encontra irregularidade em virtude do número de cachorros recolhidos
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
 O representante do Ministério Público Estadual, Bolivar Luís da Costa Vieira
O representante do Ministério Público Estadual, Bolivar Luís da Costa Vieira

Na última segunda feira (22) o representante do Ministério Público Estadual, Bolivar Luís da Costa Vieira, responsável pelo meio ambiente acompanhado da equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária do Município de Costa Rica realizou visita informal ao “Canil Municipal”, situado ao lado do Aeroporto, para fins de constatar o tratamento dispensado aos cães apreendidos nas ruas da cidade pela carrocinha.

Durante a visita, o Ministério Público fez um levantamento detalhado sobre a situação dos animais daquele canil, questionou a equipe técnica da prefeitura sobre alguns quesitos de alimentação, segurança, higiene e estrutura física do local, contudo, o abrigo não responde satisfatoriamente ao que foi perguntado.

O grande número de cães apreendidos no último arrastão realizado pela carrocinha levou as instalações do Canil a enfrentar condições precárias, tornando a estada dos animais inadequada.

De acordo com o representante do Ministério Público a maioria dos animais está saudável, mas advertiu que em virtude do índice baixo de pessoas interessadas em adotar um animal eles podem vir a adoecer e ser até sacrificados (eutanásia), ou ainda doados para universidades, onde são utilizados como cobaias.

Diante da gravidade do caso, o Ministério Público Ambiental chama a sociedade de Costa Rica, para que auxilie o poder público municipal, adotando cães abandonados ou doando materiais de consumo como: rações, remédios, vacinas, etc.

O representante Ministério, Público Bolivar Luís pede a colaboração dos proprietários de cães e gatos para que não deixem os animais soltos em via pública, para evitar acidentes de trânsito como os registrados nos últimos meses.


Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Angela em 22/06/2010 21:39
Gostei da materia.
nelson junior em 26/03/2010 16:25
Sr. Celia Regina Benetti e Sr. Everaldo Pereira dos Santos A cidade de Costa Rica e os animais necessitam de pessoas como voces que tem conhecimento das leis, portanto todos nos em conjunto com Municipio, Prefeito e secretarios, MPE na pessoa do Sr Promotor, Estudantes e a populaçao em geral, devemos sim é nos unir e buscar soluçoes em conjunto para nossos problemas, pois é facil citar leis e formas de como se fazer o correto, pois na verdade o que necessitamos é de pessoas que botem a mao na massa literalmente, nem que seja apenas para mostrar como se faz, pois quem manda, pede ou solicita algo tem por obrigaçao saber fazer o correto, para garantir que nada sai errado. E outra digo isto pois, apesar de existir leis e varias formas de se solucionar varios problemas nada é facil, cada regiao tem suas particularidades e devemos entao verificar nossa realidade, para depois tomarmos medidas que tragam efeito, nao apenas efeitos provisorios e sim permanentes. Deixo bem claro que, nao faço parte de partido politico, ou que sou o bom da historia, ou estou defendendo esta ou aquela pessoa, apenas estou expressando minha opniao e visao que tenho da realidade em nossa cidade, e outra estou na cidade a apenas 6 meses e posso estar tendo uma visao parcial do que acontece aqui.
Beatriz S. Lunarde em 25/03/2010 00:12
Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade." (Leonardo da Vinci)
Celia Regina Benetti em 24/03/2010 23:24
Isso é cruel! A própria Organização Mundial da Saúde NÃO recomenda a captura e extermínio de cães e gatos como forma de controle populacional e combate às zoonoses (doenças transmitidas por animais) e aponta como medidas eficazes a esterilização e a educação para a posse responsável de animais de estimação. A "carrocinha", além de ser um método cruel e ilegal, não representa solução para os bichos sem dono nos centros urbanos, não é humanitária, não é econômica e nem racional. Os órgãos de Saúde Pública costumam dar a transmissão de doenças como desculpa para a matança de animais domésticos. Em geral os cães e gatos contraem doenças devido à negligência e falta de informação da própria comunidade, principal responsável pelo abandono de animais nas vias públicas. Enquanto a população não for orientada, continuará permitindo a procriação descontrolada de animais que passarão a viver nas ruas sem alimentação, higiene e cuidados preventivos, tendo como conseqüência as doenças. Trata-se de um ciclo vicioso onde os animais são vítimas da irresponsabilidade dos seres humanos. A tentativa do poder público de apresentar os animais como "criminosos", verdadeiras ameaças ao bem estar dos seres humanos, além de injusta, infere pânico à população, contribuindo ainda mais para sua ignorância com relação ao assunto, além de incentivar atos ilegais de abandono e maus tratos. Outra desculpa para a matança é que todos os animais recolhidos estão doentes, o que não é verdade. Eles, então, não merecem uma chance de serem curados? Apelamos para que você não deixe seu cachorro na rua e nunca deixe seu portão aberto para que ele "dê uma voltinha". Se for necessário que ele vá a rua, leve-o com você seguro por uma coleira e guia. Dentro de sua casa o cachorro está seguro, pois invasão de domicílio é crime punido por lei. Caso seu cachorro desapareça, procure-o no mesmo dia e nos dias seguintes no "depósito de animais apanhados pela carrocinha". "Praticar maus-tratos contra animais é crime previsto no art. 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no Art 32 da Lei Federal 9.605/98. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal" Afinal, quem vai responder por esse crime, se estão em local inadequado e passando fome (isso é maus-tratos) e se caso ocorra a morte por eutanásia desses seres tão indefesos, quem vai ser punido?
Everaldo Pereira dos Santos em 24/03/2010 13:24
Quando estão soltos na rua, são culpados por acidentes dos motociclistas, ou são culpados da sujeira na cidade, por rasgarem os sacos de lixo, como disse o vereador Lourenço Filisbino, e agora que são recolhidos em um canil, vivem em condições precárias! Triste vida essa de cão...
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS