www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
08/02/2024 - 09:58
Costa Rica firma parceria com Hospital do Amor para prevenir câncer do colo do útero
Foto: ASSECOM/CMCR
O município de Costa Rica firmou, neste ano de 2024, uma parceria com o Hospital do Amor (HA) – antigo Hospital do Câncer de Barretos, para integrar o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino, desenvolvido pelo hospital. A parceria visa agilizar o processo de diagnóstico e tratamento da doença, que é a segunda mais comum entre as mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
 
A iniciativa partiu dos vereadores Ailton M. de Amorim, Rosângela Marçal Paes, Averaldo Barbosa da Costa e Prof. Manuelina, que na época eram presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segunda-secretária da Câmara de Vereadores, respectivamente. Em 2023, eles visitaram o HA em Barretos e conheceram o programa, que consiste no envio direto das coletas do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) para a análise no hospital, garantindo a confiabilidade dos resultados.
 
Os vereadores, que anualmente destinam emendas impositivas para o HA, foram convidados pelo Dr. Marcelo Almeida, coordenador de prevenção ao câncer do colo do útero do HA, para conhecerem melhor o projeto e a estrutura do hospital. Na ocasião, também participaram do encontro o secretário de saúde de Costa Rica, e enfermeiras do município.
 
Em 2023, eram 90 cidades brasileiras que aderiram ao programa, que já agenda a data e o horário para a paciente receber um novo atendimento e realizar os exames confirmatórios, caso seja detectada alguma alteração. Se a doença for confirmada, neste segundo exame, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do hospital, sem custos para o município.
 
A parceria foi consolidada em 2024, com o apoio da Câmara de Vereadores, que manifestou seu apoio à iniciativa. A presidenta da Casa de Leis, Rosângela Marçal Paes, elogiou a parceria e destacou a importância da prevenção. “Essa parceria é muito importante para a saúde das mulheres de Costa Rica, pois facilita o acesso aos exames e ao tratamento do câncer do colo do útero, que é uma doença grave, mas que pode ser prevenida e curada se diagnosticada precocemente. A Câmara de Vereadores apoia essa parceria e parabeniza o município e o Hospital do Amor pelo trabalho que realizam”, disse.
 
Fonte: Fabrizzio Carrijo
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS