www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
05/10/2023 - 06:05
Professor Transformador: em Costa Rica evento reúne mais de 350 docentes
Foto: Divulgação
Na última terça-feira (03), o auditório da Secretaria Municipal de Costa Rica foi palco da palestra “A Educação Transformadora e as Cidades”, com um público de 352 pessoas, formado, principalmente, por profissionais da educação do município. O evento faz parte da programação do Professor Transformador, que integra o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. A palestra foi ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita, e durou cerca de duas horas.
 
De acordo com o vice-prefeito de Costa Rica, Ronivaldo Garcia Cota, o papel do professor na construção de uma cidade precisa ser reverenciado. “É uma reflexão muito profunda, envolvendo a tecnologia e deixando para nós, sem sombra de dúvida, que o principal legado para fazer a transformação em uma sociedade por meio da educação é através do ser humano, e nesse caso sobre o professor, o mestre. Dentro da sala de aula, é ele quem vai provocar os alunos para extrair deles o melhor”, destaca o vice-prefeito.
 
A secretária municipal de Educação Maria Aparecida F. de Souza Almeida reforçou que o evento contribuiu para mostrar que a tecnologia e o professor devem trabalhar em conjunto. “O evento veio para aprimorar a qualidade do ensino que é oferecido hoje na nossa rede, pois temos o sistema apostilado Aprende Brasil, lousas digitais, tablets para o uso em sala de aula, internet. O Professor Transformador vem para aperfeiçoar e contribuir com as práticas pedagógicas dando mais segurança para nossos profissionais do magistério. O trabalho proposto aqui, acompanhado pelo prefeito municipal Cleverson Alves dos Santos, é sempre apoiar o aperfeiçoamento da prática do educador para avançarmos na aprendizagem”, enfatiza a secretária.
 
Para dar apoio nas ações de desenvolvimento local, o Sebrae/MS desenvolve, desde 2021, o programa Educação Empreendedora, que visa a união de esforços com a prefeitura do município na implementação do empreendedorismo nas escolas. Essa iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, consolidando um plano de crescimento nos municípios atendidos. “Quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar”, explicou a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Velloso.
 
Nessa apresentação feita em Costa Rica, o palestrante Edgar Andrade trouxe o panorama sobre o conceito de sociedade de consumo, provocou os profissionais de educação a mergulhar em uma reflexão sobre redesenhar a escola com o uso da tecnologia para ajudar em processos pedagógicos e reforçou a necessidade de conectar o ensino com o mundo real. “Queremos que a educação conecte os estudantes para aprender novas possibilidades de trabalho, novas dinâmicas de ocupação dos espaços públicos. A cidade precisa ser integrada com a escola e os alunos precisam estar conectados com essa vida real, com o ecossistema produtivo local. A escola do futuro está conectada com o mundo real. Precisamos usar a tecnologia como uma forma de melhorar a experiência de aprendizagem e criar desafios e novas oportunidades para os estudantes”, conceituou Edgar.
 
Presente na palestra, a professora do terceiro ano da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, localizada no Centro de Costa Rica, Vera Lúcia Lottermann reforçou que a construção do futuro do ensino começa em ações no presente. “O professor precisa pensar no que está à frente, preparando o ser humano. Nós vamos plantar a semente, que vai germinar e florescer daqui uns anos. Como educadores, temos responsabilidade na formação desse ser humano”, comenta a professora. Já para a outra professora Sueli da Cunha, que ministra aula na Escola Fábio Rodrigues Barbosa, localizada no Jardim Imbirussu, é preciso ser ousado na educação para instigar os jovens. “Podemos errar, mas temos que continuar tentando e fazer diferente. Os alunos vão gostar e conseguiremos promover mudanças”.
 
Conforme a Prefeitura de Costa Rica, a rede municipal de ensino conta com mais de 4,9 mil alunos, espalhados em 12 escolas municipais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 aponta que a nota no Ensino Fundamental - anos iniciais de Costa Rica é de 6,5, acima da média do Brasil, que é de 5,7.
 
Sebrae/Assessoria
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS