www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
04/05/2023 - 08:25
Costa Rica estabelece normas sobre segurança escolar no município
Foto: Divulgação
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, sancionou nesta terça-feira (2), a Lei nº 1.723 que estabelece normas sobre segurança escolar no município. A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, no Diário Oficial do Município, edição nº 3449 desta terça-feira, 2.
 
O objetivo da lei é promover a cultura da paz e dos direitos humanos no ambiente escolar, implementar a integração entre as instituições de segurança pública e as instituições educacionais, capacitar profissionais da educação para lidar com situações de violência e fomentar a participação da comunidade escolar na promoção da segurança. A lei também busca implementar ações preventivas para reduzir a violência e estimular a criação de redes de proteção à criança e ao adolescente no ambiente escolar.
 
O Poder Público Municipal tem como ações prioritárias a implementação de medidas para prevenir e combater a violência no âmbito escolar, como conscientização, atividades socioeducativas, formação e capacitação de professores e pais, intervenção precoce, produção de materiais educativos, treinamentos e palestras, além da articulação entre órgãos de segurança pública, saúde mental e educação para fortalecer patrulhas e rondas e responder prontamente a potenciais ataques em instituições de ensino.
 
O prefeito e a secretária de educação de Costa Rica destacaram a importância da Lei para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação no município, enfatizando a parceria entre as instituições de segurança pública e as instituições educacionais como fundamental para o sucesso das ações previstas. Além disso, a secretária ressaltou a importância da capacitação dos profissionais para lidar com situações de violência e conflito e promover a cultura da paz no ambiente escolar. Eles reforçaram o compromisso da gestão municipal em garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos.
 
A proposta visa oferecer suporte psicológico aos envolvidos em casos de violência, instalar equipamentos de segurança como câmeras e portões eletrônicos, além de projetos sociais de prevenção à violência e ao crime, com o objetivo de garantir a normalidade das atividades escolares afetadas e fortalecer as políticas públicas para enfrentar esses problemas no contexto escolar.
 
Um Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Ataques e Atentados em Instituições de Ensino será criado em Costa Rica, com o objetivo de estabelecer medidas preventivas para garantir a segurança da comunidade escolar em caso de possíveis ameaças e ataques. Entre os objetivos do comitê estão o desenvolvimento de planos de contingência, treinamentos e capacitações para os membros da comunidade escolar, implementação de medidas de segurança, promoção de ações de conscientização e atuação em conjunto com as autoridades competentes, a fim de proporcionar um ambiente seguro para todos os membros da comunidade educacional.
 
O Comitê de Segurança Escolar será formado por representantes de várias instituições, incluindo a Secretaria Municipal de Educação, o Gabinete do Prefeito, o Poder Legislativo Municipal, o Conselho Tutelar e várias forças policiais. Escolas estaduais, particulares e municipais, bem como Centros de Educação Infantil e a Associação de Pais e Mestres de alunos, também terão representação no Comitê. O representante da Secretaria Municipal de Educação atuará como coordenador e o Comitê deverá elaborar um protocolo de ações a serem desenvolvidas para cumprir os objetivos da Lei.
 
O Poder Executivo Municipal ficará autorizado a firmar parcerias com o Governo de Mato Grosso do Sul e aderir ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas para atingir os objetivos da Lei. Cabe ao Poder Executivo Municipal representar junto aos órgãos competentes e aplicar sanções aos infratores.
 
Assessoria de Comunicação - PMCR
Silvestre de Castro 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS