www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
22/04/2023 - 05:47
Com emenda, Câmara aprova projeto que garante descontos de até 100% para pagamento de débitos atrasados com a Prefeitura de Costa Rica
Foto: Divulgação
Os vereadores de Costa Rica aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 1.507/2023, que cria o Programa de Pagamento Incentivado (PPI), no ano de 2023, e facilita o pagamento de dívidas atrasadas com a Prefeitura, como débitos de IPTU, ISSQN e alvarás.
 
O projeto, de autoria do Poder Executivo, sofreu alterações propostas na Câmara Municipal, por meio da Emenda Modificativa (EM) nº 01/2023. A proposição original previa descontos de até 100% sobre juros e multa. A emenda acrescentou também a possibilidade de redução da correção/atualização monetária dos débitos atrasados.
 
A Emenda tem como autores o presidente Ailton Amorim; a vice-presidente Rosângela Marçal; o primeiro-secretário, Averaldo Barbosa; a segunda-secretária, Professora Manuelina; e o vereador Evaldo Paulino.
 
Ficam proibidas de serem beneficiadas com os descontos do PPI as pessoas condenadas por crimes de violência doméstica (Lei Maria da Penha) e aquelas condenadas por maus-tratos contra animais, conforme dispositivo incluído ao projeto original pela emenda dos vereadores.
 
Os descontos são progressivos, a depender da forma de pagamento - à vista ou parcelado, conforme descrito a seguir:
 
1 – 100% dos juros e multa, e 90% da correção monetária, para pagamento à vista;
 
2 – 90% dos juros e multa, e 80% da correção monetária para pagamento em até quatro parcelas mensais;
 
3 – 80% dos juros e multa, e 70% da correção monetária para pagamento entre cinco e oito parcelas mensais;
 
4 – 70% dos juros e multa, e 60% da correção monetária para pagamento entre nove e doze parcelas mensais; e,
 
5 – 60% dos juros e multa, e 50% da correção monetária para pagamento acima de doze parcelas mensais, limitado a dezoito parcelas mensais.
 
O projeto original foi protocolado na Câmara, e só não foi votado antes devido a inconsistências no texto da proposta do Poder Executivo, conforme explicou Averaldo Barbosa.
 
“Fomos criticados ao não votar o projeto e o devolvemos ao Executivo porque haviam algumas inconstitucionalidades. Novamente, o PL retornou à Casa e o votamos, dispensando os prazos regimentais”, explicou Averaldo.
 
Após o apontamento das incorreções, o prefeito Cleverson Alves dos Santos protocolou na Câmara, na sexta-feira (14/04), uma proposta com correções para ser votada no lugar do projeto original.
 
O PL nº 1507/2023 foi incluído na pauta da sessão ordinária de segunda-feira (1704) e recebeu votos favoráveis de todos os parlamentares. No mesmo dia, o prefeito sancionou a matéria, convertida na Lei nº 1.718/2023, publicada no Diocri nº 3438, disponível no link a seguir:
 
Conforme a nova lei, o prazo para adesão ao programa vai até o dia 30 de novembro de 2023, no setor de tributos da Prefeitura de Costa Rica.
 
O Programa de Pagamento Incentivado (PPI 2023) visa reduzir os impactos causados na economia municipal pela pandemia do novo Coronavírus, oferecendo aos contribuintes a oportunidade de regularização dos débitos atrasados com a Prefeitura que venceram até 31 de dezembro de 2022.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS