www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
07/03/2023 - 12:34
Inédito: Projeto Pedagogia da Alternância trabalha Educação do Campo na Escola Cotrisa de Baús
Foto: Divulgação
Os alunos de tempo integral da educação infantil e do ensino fundamental da Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, localizada na maior região produtora de grãos e algodão herbáceo, a Baús, em Costa Rica, têm recebido incentivo para melhorar e fortalecer suas atividades. A economia do município tem vocação econômica para a agropecuária, sendo considerada a Capital Estadual do Algodão.
 
Em 2022, o Governo de Costa Rica por intermédio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) firmou parceria para implantar na unidade escolar, o projeto Pedagogia da Alternância para trabalhar a Educação do Campo, tempo na família e tempo no campo das 7h às 15h50, oferecendo aos alunos conteúdos teóricos e práticos ligados às atividades do meio rural.
 
A iniciativa tem como parceiros Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Fazendas da região, Associação de Pais e Mestres e SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) via Programa AgroRica.
 
Toda a área da escola, aproveitando ao máximo os espaços disponíveis foram divididos em unidades de práticas rurais, criação de galinhas, chiqueiro educativo; 400 m² de cultivo de grandes culturas para a produção de milho, soja e algodão. 300 m² de fruticultura para o cultivo de variadas espécies de frutas, comum nos pomares das casas da região e uma área de 200 m², de horticultura por meio de estufa de produção, dividida em telado agrícola com irrigação, estufa de produção de mudas, produção de compostagem e minhocário.
 
Toda a produção do Projeto Pedagogia da Alternância que trabalha a Educação do Campo da Escola Cotrisa de Baús serve de suporte para consumo próprio da comunidade escolar, em refeições diárias com produtos saudáveis e principalmente sem a adição de agrotóxicos nocivos à saúde humana, colhidos pelos próprios alunos e preparados pelas merendeiras sob à orientação de nutricionistas.
 
A proposta didático-metodológica visa contribuir na formação integral do aluno contemplando as áreas de dimensão humana e as de disciplinas curriculares que a escola busca abranger, sua aplicabilidade no cotidiano da escola por meio de instrumentos pedagógicos que valorizam as experiências do contexto familiar, por meio de consultorias de capacitação e apoio técnico para aprimorar sua produção, gestão e sustentabilidade.
 
Para o secretário da SEMAD, Fernando Barbosa Martins, diante dos desafios deste ano, o projeto teve como objetivo ainda maior apresentar e implementar novas tendências e tecnologias relacionadas à produção sustentável no meio rural, já que na região predomina as grandes propriedades rurais, voltadas para a exploração da agricultura de alto tecnologia. “A importância de uma assistência técnica junto aos alunos filhos dos produtores pode fazer a diferença. Novas tecnologias e conhecimentos podem auxiliar os produtores a contornar os altos custos de produção e somadas à uma gestão eficiente da atividade, favorecer e fornecer bons retornos financeiros as famílias produtoras”, comenta ele.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, o projeto Pedagogia da Alternância nas escolas municipais da zona rural do município, é resultado de um processo dialógico de estudos e consultas ao público interno e externo às unidades. “É um grande avanço para as crianças do meio rural, preparando-as para seguir a orientação do agronegócio. Um dos seus objetivos é fortalecer a produção rural da Baús. Foi criado para apoiar este fortalecimento através de consultorias que respeitam a individualidade de cada produtor, identificando suas capacidades e limitações para que, posteriormente, seja possível estabelecer uma relação de grupo, trabalhando os princípios de qualidade, regularidade e frequência, além de outras vantagens competitivas”, finaliza.
 
A deliberação do CEE/MS (Conselho Estadual de Educação) que autorizou o funcionamento na modalidade educação básica do campo pelo prazo de três anos, a partir de 2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 11.015, de 16 de dezembro último.
 
Assessoria de Comunicação - PMCR
Silvestre de Castro
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS