www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Economia
16/03/2022 - 05:45
Dinheiro para os pequenos: prefeitura vai financiar os pequenos agricultores com a implantação de Microcrédito
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) informou nesta terça-feira (15) que deve encaminhar para a Câmara de vereadores nos próximos dias o projeto de Lei que vai disponibilizar Microcrédito para os pequenos agricultores de Costa Rica/MS. A iniciativa conta com assessoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequena Empresas) através do programa “cidade empreendedora”. O prefeito recebeu hoje, (15) na sala de reunião do gabinete o auditor público, Geraldo Ferreira Junior que fez uma explanação sobre o tema para os vereadores e secretários municipais. Ele destacou que o Microcrédito é destinado para os pequenos agricultores. 
 
O prefeito destacou a importância dos vereadores aprovarem o projeto, “eu conto com o apoio de sempre dos vereadores”, disse. O incentivo para os pequenos agricultores será bancado pela Prefeitura de Costa Rica e vai disponibilizar o valor de R$ 20 mil, sendo 50% desse valor será através da concessão direta de insumos e serviços no comércio local. 
 
“Esses agricultores precisam desse suporte até porque estão á bastante tempo sem apoio”, disse o prefeito. Ele destacou ainda: “acredito que cerca de 15 a 50 produtores podem ser beneficiados neste primeiro momento". 
 
O valor total do microcrédito orientado não poderá ultrapassar o limite de R$20 mil por produtor cadastrado junto á prefeitura. De acordo com as informações a correção do valor será pelo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para os exercícios financeiros seguintes. Os agricultores que se beneficiarem do Microcrédito orientado terão carência de seis meses após a efetivação do crédito para iniciarem o pagamento das parcelas, incluídas no prazo total de 36 meses para o pagamento total. 
 
As aquisições de materiais e serviços ou de equipamentos resultantes da liberação do valor referente ao microcrédito deverá ser gasto no comércio local, em percentual mínimo de 70%, no caso da impossibilidade de logística do atendimento local o beneficiário deverá apresentar justificativa e documentos que comprove os motivos que levaram a fazer à aquisição em outra praça comercial. 
 
Cleverson argumento que os alimentos produzidos pelos pequenos agricultores são mais saudáveis e podem ser produzidos em alta escala.   Ele adiantou que a prefeitura vai comprar a produção, “queremos comprar os produtos para atender as demandas da Secretaria de Assistência Social com idosos e crianças, assim como para as escolas, hospitais, asilo, e instituições de caridade”.  
 
As vantagens segundo o prefeito é o retorno para o Município e a geração de empregos bem como agregar receita para o Município possibilitando o produtor de comercializar a produção em outros Municípios vizinhos. 
 
O Subsecretario de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins disse ao Hora da Notícia que o projeto vai beneficiar o produtor com propriedade rural de até quatro módulos. Ele acrescentou que o projeto envolve todas as secretárias do Município.  
 
Município que implantou o Microcrédito: 
 
Geraldo veio do Município de Campo de Júlio, Mato Grosso, distante cerca de 1.100 km de Costa Rica para falar sobre o microcrédito orientado uma vez que foi implantado no Município em 2018 e atendeu 14 agricultores. 
 
 
O que é o microcrédito: 
 
 
Microcrédito é a concessão de empréstimos de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais. 
 
 
Hora da Noticia
 
 
 
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS