www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
14/03/2022 - 12:40
Diretor do SAAE de Costa Rica rebate informações publicadas por jornais e afirmou: “nossa instituição realiza um controle rígido e constante da água”
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
O diretor geral do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Costa Rica/MS, Cesarino Candido Narcizo divulgou no último dia 11 de março NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre a qualidade da água distribuída para os consumidores no Município uma vez que foi divulgado na mídia que a água estaria contaminada. O Correio do Estado destacou em sua manchete no último dia 08 de março: “Pesquisa mostra que 4 cidades de MS têm substâncias cancerígenas em água da torneira”, assim como o site CampoGrandeNews em matéria veiculada no dia 07 de março em manchete com o título: “Água da torneira tem alto grau de produtos tóxicos em 4 cidades de MS”. 
 
Ressaltando as outras cidades o Correio do Estado destacou em um Box: “Costa Rica – mercúrio”.  
 
Os dois veículos de comunicação atribuem a informação ao “levantamento feito pela ONG Repórter Brasil”. Os dados foram coletados entre 2018 e 2020 segundo os jornais. 
 
Na nota Cesarino disse ter ficado surpreso com tal divulgação: “nossas analises são feitas por laboratórios de índole por profissionais qualificados e nunca foi constatado a alta presença de metais pesados na água fornecida a população”.  
 
O diretor acrescenta ainda: “Acreditamos que houve algum erro nas coletas de dados levantados pelos responsáveis da matéria jornalística, pois de acordo com os dados apresentados pelas análises laboratoriais e os dados do SISAGUA, nosso abastecimento público possui de mercúrio o valor de <0,0002 mg/L e sendo que os padrões de potabilidade pedem o valor de =0,001 mg/L, ou seja, um valor 5x menor que o pedido pelo Ministério da Saúde, revelando uma potabilidade de alta qualidade”. 
 
 
A nota na integra: 
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA
 
 
O SAAE vem a público tranquilizar a população sobre a qualidade da água distribuída no município de Costa Rica. Nossa instituição realiza um controle rígido e constante da água conforme os planos de monitoramento definidos por lei dos padrões de potabilidade da água.
 
Informamos que ficamos surpresos com tal divulgação, nossas analises são feitas por laboratórios de índole por profissionais qualificados e nunca foi constatado a alta presença de metais pesados na água fornecida a população.
 
O laboratório de SANEBRAS LAB aqui representado pelo seu responsável técnico o químico sr. Sergio da Silva Freitas – CRQ 04132263, publicou neste dia 09 de março de 2022 a seguinte nota de esclarecimento “Tendo em vista a circulação de noticias sobre metais pesados em águas, esclarecemos que no município de Costa Rica/MS, através de acompanhamento e análises realizados, não há registro de metais pesados nos Poços Artesianos Profundos, gerenciados pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto, no período citado de 2018 à 2020.”
 
Acreditamos que houve algum erro nas coletas de dados levantados pelos responsáveis da matéria jornalística, pois de acordo com os dados apresentados pelas análises laboratoriais e os dados do SISAGUA, nosso abastecimento público possui de mercúrio o valor de  <0,0002 mg/L e sendo que os padrões de potabilidade pedem o valor de =0,001 mg/L, ou seja, um valor 5x menor que o pedido pelo Ministério da Saúde, revelando uma potabilidade de alta qualidade.
 
A captação de nosso sistema abastecimento público é realizada por meios de poços profundos (com mais de 100,00 metros de profundidades e até acima de 200,00 metros) e nesse modelo de captação é muito difícil existir a presença de metais pesados, diferentes de rios que são expostos de ambientes de mineração ou de industrialização pesada com dejetos em rios ou córregos.
 
A Autarquia Municipal vem investindo para o aperfeiçoamento do nosso sistema de água e esgoto e desenvolvendo planos de segurança da água (PSA), sendo que nunca deixamos nossa cidade sem fornecimento de água, sendo que o Brasil vive momentos delicados onde inúmeras cidades brasileiras sofreram com racionamento e até cortes no abastecimento.
 
Sendo assim e por fim, é importante destacar nossa afirmação que o SAAE está em alerta constante em relação as substâncias “potencialmente cancerígenas” que possam estar presentes na água seguindo com o monitoramento da água tratada e distribuída, desenvolvendo ações e políticas para garantir a entrega de água segura aos cidadãos do município de Costa Rica.
 
Em nosso site https://saaecostarica.ms.gov.br/, são postados diariamente as análises de nossa água distribuída e deixaremos em anexo junto a esta nota de esclarecimento todas as análises feitas nos anos de 2018, 2019 e 2020 onde não foram constatadas a alta presença de algum metal pesado em nosso sistema de abastecimento.
 
O Serviço Municipal de Água e Esgoto se coloca a disposição a toda população para futuros esclarecimentos, caso seja necessário.
 
 
Cesarino Candido Narcizo
Diretor Geral do SAAE
 de Costa Rica-MS
 
 

 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS