www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
22/02/2022 - 11:34
Autoridades municipais e estaduais inauguram Centro de Hemodiálise e Centro de Reabilitação em Costa Rica
Foto: Divulgação
O Executivo, Legislativo e o Governo do Estado inauguraram nesta segunda-feira (21), importantes obras no município de Costa Rica-MS. O Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa, o Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho e no CEM (Centro de Especialidades Médicas), o Programa "Bem Nascer".
 
A presidente da Câmara, prof. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, destacou durante o evento a soma de esforços entre os poderes para que essas e outras conquistas do município fossem possíveis.
 
“Quero dizer em nome dos meus colegas vereadores, que o Legislativo vem trabalhando para atender as necessidades da população e o resultado vem da união de esforços entre os poderes, não só de agora, mas já de muito tempo, e o que nos faz colher esses frutos a fim de proporcionar qualidade de vida”, disse Manuelina.
 
Em seu discurso, o prefeito agradeceu a todos que tornaram a realização dos projetos possível, bem como lembrou da parceria entre a Câmara e a Prefeitura, que tem dado frutos positivos. “Não tive oposição esse ano, tive colaboração”, disse ele, mencionando que os vereadores da oposição entendem seu trabalho e entraram em sintonia em benefício da população.
 
Representando o governo, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que o governo faz questão de estar presente em todos os municípios inaugurando obras que vão melhorar a vida das pessoas. “Recebi o título de Cidadão Costarriquense deste município que levo em meu coração. Aqui inauguramos importantes obras, e continuamos tratando Costa Rica com a grandeza que ela merece e hoje avançamos mais uma vez coroando a cidade com uma estrutura que só as grandes cidades têm, facilitando a vida de quem precisa deste atendimento de forma humanizada, encurtando quase 600 km (ida e volta) de quem busca estes tratamentos”, falou o secretário Geraldo Resende.
 
Estiveram presentes no evento os vereadores vice-presidente Jovenaldo Francisco dos Santos, 1°secretário Ailton Amorim, 2°secretário Averaldo Barbosa e os vereadores Rayner Moraes, Evaldo Paulino, Everaldo Santos e Rosângela Marçal; o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende; o deputado estadual, Gerson Claro; o coordenador regional de governo, Ivan da Cruz Pereira; a primeira-dama, Márcia Alves; o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota; o procurador geral do Município de Costa Rica, Rogério Coelho; o prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro acompanhado do vice, Jorge Mortari; o prefeito de Alcinópolis, Dalmi Crisóstomo, acompanhado do vice Valter Roniz; o prefeito de Paraíso das Águas, Anísio Andrade, acompanhado do vice, Roberto Carlos da Silva; os vereadores de Figueirão: Thiago Inácio, Flávia Bravo e Abadio Ribeiro; além de secretários e subsecretários de Costa Rica e municípios vizinhos, entre outras autoridades municipais e regionais.
 
Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa
 
Anexo à Fundação Hospitalar de Costa Rica, o Centro leva o nome da técnica de enfermagem que morreu durante um acidente de trânsito meses atrás.
 
O centro será referência regional, atendendo os municípios de Chapadão do Sul, Figueirão, Paraíso das Águas e Alcinópolis, além das cidades de Chapadão do Céu (GO) e Alto Taquari (MT).
 
O empreendimento conta com 282 metros quadrados de área construída, equipamentos de última geração, máquina de hemodiálise, sistema de água e mobília adquiridos com recursos de R$ 2 milhões do município. Ao todo, terá 14 espaços com hall de entrada, sala de espera, atendimento, administração, consultoria, triagem, almoxarifado, utilizadas e quatro banheiros masculinos e femininos. Ao todo, serão 17 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros.
 
Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho
 
O Centro conta com um espaço exclusivo para atender crianças com intercorrências da prematuridade, paralisia cerebral, síndrome de Down e TEA (Transtorno do Espectro Autista). O espaço oferecerá atendimento humanizado e especializado para recém-nascidos prematuros e crianças até os 12 anos de idade. além de contar com equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, neuropsicopedagoga e fisioterapeuta e visa atender cerca de 200 crianças inicialmente.
 
Ao inaugurar o espaço, o prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou que além de pacientes de Costa Rica, o Centro de Reabilitação também vai atender crianças de município circunvizinhos através de parcerias com o Governo do Estado.
 
“O Centro de Reabilitação foi um compromisso firmado desde a apresentação do nosso plano de governo e que hoje está sendo entregue para nossas crianças. Um espaço que também estará de portas abertas para atender pacientes de Alcinópolis e Figueirão, para isso estamos certos de poder contar mais uma vez com o apoio do nosso secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e do governador Reinaldo Azambuja”, reforçou o gestor.
 
O Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho está localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 1373, Centro, e o atendimento será feito das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira através de encaminhamento médico.   
 
Programa "Bem Nascer
 
Com o objetivo de evitar a mortalidade materna e infantil, o Município de Costa Rica e a Câmara de Vereadores, em parceria com o Governo do Estado, inauguraram oficialmente nesta segunda-feira (21), no CEM (Centro de Especialidades Médicas), o Programa "Bem Nascer".
 
Em Costa Rica a madrinha do projeto é a primeira Dama Márcia Alves. Ela tem como meta acompanhar a execução do projeto, representá-lo no âmbito estadual e municipal e será responsável pelo engajamento e mobilização de equipes, além de apoiar a estruturação e funcionamento dos Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil e grupos condutores no município e também auxiliar no monitoramento e avaliação dos indicadores do plano da rede materno-infantil mensalmente.
 
Cassiane Mews - Assessora de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS