www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
31/08/2021 - 17:58
Agosto Lilás: Prefeito participa de palestra sobre combate à violência doméstica
Foto: Reprodução
Na noite da última sexta-feira (27) o prefeito, Cleverson Alves dos Santos, acompanhado da primeira-dama, Márcia Alves, participou de uma palestra sobre o combate à violência doméstica com a defensora pública, Katherine Alzira Avellan Neves. O evento, realizado no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) encerra as ações do Agosto Lilás em Costa Rica.
 
A rodada de discursos foi aberta pela primeira-dama que relembrou a notabilidade da mulher desde as escrituras bíblicas e a importância do respeito familiar.
 
“É inegável que na História sempre houve grandes mulheres que desempenharam papéis preponderantes em muitos momentos e isso possuiu um significado forte. Muitas grandes mulheres têm mostrado que as suas habilidades e capacidades não podem jamais ser subestimadas. O respeito e união familiar, sem nenhuma violência, são importantes para que possamos educar nossos filhos dentro de um ambiente de paz e concórdia”, frisou Márcia.
 
Em seguida o vereador Evaldo Paulino representou o Legislativo Municipal, e falou da aprovação da lei n°  1.623 que institui no município o Código Sinal Vermelho e a Campanha Sinal Vermelho.
 
“O Código Sinal Vermelho é uma forma de pedido de socorro e ajuda, pelo qual a vítima pode dizer a quem atende-la em qualquer estabelecimento comercial ou repartição pública a frase "sinal vermelho", ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca no centro, na forma de um "X", feita com caneta, batom ou outro material acessível, preferencialmente na cor vermelha, a ser mostrada com a mão aberta, para clara comunicação do pedido”, explicou o vereador.
 
O procurador de justiça no Estado de Mato Grosso do Sul, Amilton Plácido da Rosa, que também participou do evento explicou que a Lei Maria da Penha foi sancionada para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Antes de existir, a violência era tratada como crime de menor potencial e as penas reduzidas ao pagamento de cestas básicas ou trabalhos comunitários.
 
Para o prefeito, o enfrentamento à violência está entre as mais importantes conquistas em relação à proteção da mulher.  “É inaceitável alguém cometer violência contra a mulher, simplesmente por ela ser uma mulher. Convivo com três mulheres em casa, e definitivamente não entendo como um homem consegue agredir a genitora de seus filhos, ou até mesmo a própria mãe. Já avançamos bastante, através de mecanismos de denúncias, rede de apoio às vítimas, nossas Unidades de Saúde contam com profissionais prontos para atender, e o objeto é avançar ainda mais no combate a violência”, destacou Cleverson.
 
Durante a palestra a defensora pública contou a história de Maria da Penha, apresentou as formas de violência contra a mulher, como denunciar, falou sobre medida protetiva, feminicídio e o número de vítimas deste crime em Costa Rica, sobre outros delitos no âmbito doméstico, números da violência doméstica e suas consequências durante a pandemia, ciclo de violência, perfil de agressores e como a defensoria pode ajudar.  “O mundo que a gente quer, não tem violência contra a mulher”, concluiu a defensora.
 
O evento contou com a apresentação musical das artistas Vanessa da Silva Santos, e Isadora Borges Dias, acompanhadas dos instrumentistas Osmar Gomes Junior e Eduardo Amorim Corrêa, da Igreja Presbiteriana Independente.
 
Também participaram do evento o vice-prefeito, Roni Cota; a secretária de Assistência Social, Evair Gomes; o secretário de Obras, Penides Garcia; a vereadora Rosângela Marçal; a gestora da Casa do Trabalhador; Soliane Rodrigues Anacleto Ulian; a diretora de Cultura, Jacy Bulhões; a coordenadora farmacêutica da assistência básica, Jamile Brandi Carrijo; a coordenadora do CAPS, Ana Maria; a coordenadora do MAC e Sentinela, Roberta Andrade; o pastor Osmar Gomes, o mastro Jhon Kenner, a coordenadora do Conselho Tutelar, Rosilda Almeida; o presidente do Conselho do Meio Ambiente, Lucidio de Arruda, professoras, assistentes sociais e servidores públicos municipais.
 
O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha e sensibilizar e conscientizar a sociedade com alguns serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência.
 
 
Fonte:Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS