www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
23/08/2021 - 07:58
Em Audiência Pública, Costa Rica discute implantação da Escola Cívico-Militar
Foto: Reprodução
A implantação da Escola Cívico-Militar em Costa Rica, foi o tema do 33º Simpósio e Audiência Pública realizado na noite da última sexta-feira (20), no Plenário Ver. Simino Jorge de Oliveira. O evento foi realizado pelo Município de Costa Rica, em parceria com a Câmara de Vereadores e a Abemil (Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar) e transmitido ao vivo pelo Facebook.
 
Na oportunidade o prefeito, Cleverson Alves dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa, a secretária municipal de Educação Maria Barbosa, o presidente da Abemil, Capitão Davi Sousa, o diretor das regionais da Abemil, Francis Júnior Carreiro e do coordenador estadual da Abemil no Mato Grosso do Sul, suboficial Maurício do Santos, falaram sobre as expectativas, objetivos e importância da Escola Cívico-Militar para os estudantes de Costa Rica.
 
Nas rodadas de palestras, os representantes da Abemil apresentaram à sociedade o projeto de implantação de uma escola cívico-militar. Foram detalhadas, dentre outras questões, a logística e a pedagogia da instituição, que tem por objetivo ofertar conhecimento e incentivar uma proposta de educação a partir de pilares como cidadania, valores, ordem e disciplina.
 
Para o prefeito, a Escola Cívico-Militar vai agregar muito na Educação através de valores militares. “Nós não vamos transformar alunos em militares, apenas agregar valores cívico-militares na escola, entre eles a hierarquia e a disciplina, dois ingredientes importantes em qualquer sociedade. Nosso quadro de professores será mantido, passando a trabalhar com muito mais tranquilidade, em um ambiente que priorize o respeito e a importância do docente”, reforçou o gestor.
  
O presidente da Abemil explicou que os militares atuam no apoio à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico e conversou sobre os benefícios desse modelo, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da Educação Básica.
 
“Conseguimos apresentar para a sociedade, para os poderes executivo e legislativo e para toda comunidade escolar a importância da Escola Cívico-Militar, principalmente no resgate da cidadania, do civismo e de diversos valores”, explicou Capitão Davi.
 
Após a realização da audiência pública, é elaborado um projeto de lei que será apreciado pelo Poder Legislativo (vereadores) e submetido à votação dos parlamentares. Uma vez aprovado na Câmara Municipal, o projeto é sancionado pelo chefe do Poder Executivo (prefeito) e passa a se tornar lei. Após a sanção, é estabelecido um termo de cooperação e a escola é criada. Depois desse processo, a instituição elabora o seu regimento interno para decidir questões importantes como a definição do público-alvo e a seleção de professores e outros funcionários.
 
Também participaram do evento o vice-prefeito, Roni Cota; os vereadores Evaldo Paulino, Everaldo dos Santos, Manuelina Martins, Ailton Amorim, Juvenaldo dos Santos e Adair Thiago; o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz; a secretária de Assistência Social, Evair Gomes; a secretária de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Furquim; o secretário municipal de Obras Públicas, Penides Garcia; a subsecretária de Educação, Angélica Moraes; a coordenadora do Conselho Tutelar, Rosilda da Silva Almeida e Nathielly Costa representando a defensora pública, Katherine Alzira Avellan Neves.  
 
 
Fonte:Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS