www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
14/12/2019 - 09:18
Câmara de Costa Rica reconhece 14 personalidades com o “Título de Cidadão Costarriquense”
Foto: Reprodução
Com o objetivo de valorizar a história de pessoas que contribuíram para a cultura e o desenvolvimento de Costa Rica-MS, em 2019 a Câmara Municipal de Vereadores outorgou o Título de Cidadão Costarriquense para 14 homenageados, uma forma de reconhecer publicamente os serviços prestados ao município por essas personalidades.
 
A entrega da honraria aconteceu na sexta-feira (06/12), durante sessão solene da Câmara Municipal realizada no Auditório Cultural Ambiental Valdir Justino de Almeida, localizado dentro do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
 
O Legislativo de Costa Rica preparou uma cerimônia requintada para o evento, visando garantir comodidade e conforto aos convidados. O interior do auditório foi decorado nas cores azul e branco, representando as cores da bandeira do município. Além disso, a cerimônia também contou com som ambiente e telão para exibição de vídeos. Ao final do evento, todos os participantes foram servidos com um jantar.
 
A sessão solene começou por volta das 20h, onde 10 vereadores costarriquenses (com exceção do vereador Artur Baird) compuseram a mesa de autoridades. O presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), fez a abertura oficial da cerimônia e logo após o cantor Hugo Salles (prata da casa) abrilhantou a noite cantando a modo acústico às músicas “Tocando em Frente” de Almir Sater, “Ninguém Explica Deus” de Preto no Branco, e em seguida aconteceu a entrega dos títulos.
 
Conforme as regras da Casa de Leis, cada vereador costarriquense, o prefeito e o vice-prefeito têm direito a indicação de um nome para receber o Título de Cidadão Costarriquense. Consequentemente, na cerimônia, os homenageados foram convidados, cada um por vez, a se levantarem e se dirigirem até à frente, para receberem o Título de Cidadão Costarriquense das mãos da autoridade que indicou o nome da respectiva pessoa para ser congratulada com a honraria.
 
Antes de receber o título em mãos, cada homenageado teve a biografia resumida lida pelo cerimonial do evento. E a cada entrega também foi exibido no telão um vídeo gravado pela respectiva autoridade (vereador, prefeito e vice-prefeito) explicando o motivo da escolha do nome indicado para receber a honraria.
 
Uma das homenageadas, foi a empresária Ilda Batista, que a 47 anos reside em Costa Rica. Com trabalho e dedicação, a empresária transformou a pequena mercearia no famoso Comercial Santo Antônio, que serviu o comércio da cidade durante 37 anos. “Quero agradecer à Câmara Municipal e a vereadora Rosângela por essa homenagem. Confesso que não pensava ter esse prestígio, e essa avaliação tão boa da sociedade, não imaginava estar aqui nesta noite e receber o título de cidadã costarriquense. Fiquei muito feliz!”, ressaltou Ilda, que com toda sua simpatia arrancou sorrisos da plateia durante seu discurso.
 
Outro homenageado, foi o empresário João Paulo Tosta, homenageado pelo vice-presidente da Casa de Leis, Rayner Moraes Santos. Mudou-se para Costa Rica em 2006 e desde então atua em sua empresa a Recarga.com, além de obrar voluntariamente em causas socias como a Casa da Sopa, Rancho dos Amigos, Hospital do Amor e APAE.
 
“Gratidão, é a palavra que representa receber esta homenagem. Desde que cheguei em Costa Rica viemos trabalhando em prol do próximo com grandes parcerias e amigos.  Criamos o projeto Trilheiros do Noel, que distribui presentes às crianças mais carentes do nosso município no período do Natal. Chegamos a atender por volta de 4 mil crianças. Sei que não consegui conquistar esse prêmio sozinho, e quero dedicar a todos que participaram desta caminhada, a minha família, ao seu Alcides meus padrinhos que me receberam aqui”, agradeceu João Paulo.
 
A cerimônia de entrega da honraria reuniu 120 pessoas, entre elas familiares e amigos dos homenageados, em um momento dedicado especialmente aos congratulados.
 
Conforme o Decreto Legislativo n° 44/2019, aprovada pelo Plenário da Câmara no dia 18 de novembro, nesse ano vão ser homenageados com o Título de Cidadão Costarriquense o delegado Alexandro Mendes de Araújo; nome indicado coletivamente pelos 11 vereadores; o pastor, Anderson Junio Rosseto Dressler, indicado pelo presidente Averaldo Barbosa da Costa (MDB); o empresário, Andrea Pietribiasi, indicado pelo vereador 2º secretário Claudomiro Martins Rosa (PSD), a pecuarista, Beatriz Garcia Paes, indicada pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PSB) o engenheiro, Darlan Luiz da Silva, indicado pelo vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT); o médico, Glauco Folchini da Silveira, indicado pelo vereador Ailton Martins de Amorim (MDB); o médico, Heraldo Franco de Rezende e Silva, indicado pelo vereador 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB); a empresária, Ilda Batista da Silva, indicada pela vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB); o advogado, Jaibis Corrêa Ribeiro, indicado pelo vice-prefeito Roberto Rodrigues (DEM);  o empresário, João Paulo Tosta de Freitas, indicado pelo vereador vice-presidente Rayner Moraes Santos (PR);  o servidor público aposentado, Levino Faustino de Almeida, indicado pelo vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM); o juiz, Marcus Abreu de Magalhães, indicado pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB);  a professora aposentada, Olga dos Santos Garcia, pelo vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB) e a veterinária, Silvana Renesto Belló, indicada pelo vereador Artur Delgado Baird (PSC).
 
O presidente da Câmara definiu toda a organização do evento, assim como detalhes desde a decoração até o protocolo de entrega dos títulos. “Os representantes do povo de Costa Rica fazem essa homenagem para aqueles que escolheram Costa Rica como a sua terra, e aqui realizaram trabalhos que fizeram e fazem a diferença na cidade. É um momento de muita felicidade, fico grato por dirigir essa sessão de entrega de títulos", enalteceu o presidente Averaldo Barbosa.
 
O Título de Cidadão Costarriquense é outorgado anualmente a pessoas que não nasceram em Costa Rica, mas que contribuíram de alguma forma para a cultura e o desenvolvimento da cidade. Trata-se de um documento simbólico concedido pela Câmara Municipal, que reconhece publicamente os serviços prestados ao município pelos homenageados, seja na vida pública ou particular.
 
 
Cassiane Mews
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 


   
João Maria Lós, presidente do TRE:
    
   
Ramiro Piergentile Neto
Direito de Opinar
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS