www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
27/05/2016 - 07:04
Campanha de coleta de material para realização do exame de Papanicolaou inicia no dia primeiro de junho
Foto: Divulgação
Horada Notícia
As mulheres estão convidadas a comparecerem nos Postos de Saúde nos dias de 01º a 30 de junho para coleta de material para a realização do exame Preventivo de Câncer de Colo de útero (Papanicolaou) no próximo dia 28 de maio.  
 
No período da campanha em Costa Rica/MS todas as unidades de saúde vão estar focadas para realização do exame preventivo de Câncer do colo de útero. Os horários de funcionamento das unidades de saúde são pela manhã: das 07 às 11 horas e no período da tarde das 13 às 17 horas.
 
As mulheres que trabalham e não dispõem de tempo, no dia 15 de junho o atendimento será especial durante o dia e haverá coleta no período noturno das 18 às 21 horas.
 
É preciso que as mulheres levem o Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para efetuar a coleta. Mais informações em pelo telefone: (67) 3247-7053.
 
O exame é indolor:
 
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil a coleta do exame de Papanicolaou é um procedimento indolor, simples e rápido, de acordo com o INCA pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.    
 
 Quem deve fazer, e quando fazer o exame preventivo:
 
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.
 
Como é feito o exame:
 
Para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato); o profissional faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero; a seguir, o profissional promove a escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha e as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS