www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
28/06/2015 - 23:00
Produtores rurais cansaram de esperar providências da empresa Odebrecht Agroindustrial para barrar o ataque da mosca ao rebanho e acionaram a polícia
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
Usina ETH/Odebrecht em Costa Rica-MS
Usina ETH/Odebrecht em Costa Rica-MS
Os prejuízos a que estão expostos os produtores rurais da região de Costa Rica/MS os levaram a registrar mais de dez B.O (Boletins de Ocorrência) na delegacia de polícia do Município do último dia 23 de junho, até hoje contra a Empresa Odebrecht Agroindustrial responsável pela Usina que produz o Etanol no processamento de moagem da cana-de-açúcar. As perdas dos fazendeiros são incalculáveis com a proliferação da mosca Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça”. O ataque do inseto em animais já dura cerca de três anos conforme relatado.
 
Durante esse período a empresa tem sido cobrada para controlar o ataque do inseto, mas pouco ou nada tem sido feito, o que levou os produtores a perderem a paciência e iniciarem a tomada de atitudes mais drásticas na tentativa de pressionar a empresa e as autoridades para que tomem ações efetivas e também para uma futura reparação dos danos causados.  
 
A mosca se prolifera de acordo com os relatos em virtude do derramamento da vinhaça pela empresa na palha da cana nas lavouras, e passa atacar o gado e todo tipo de animais. muitos acabaram morrendo. Os produtores afirmam que antes da instalação da Usina na região não havia a proliferação da mosca, “acredito que a proliferação da praga se deu em virtude do derramamento da vinhaça na palha da cana”.
 
De acordo com os relatos a infestação das moscas deixa os animais nervosos, se batendo a todo o momento, eles passam a não se alimentar direito, as vacas com bezerros não alimentam as crias devido a ficarem se batendo.
 
Os pecuaristas estão revoltados com a situação, e querem um posicionamento das autoridades. Os casos estão sendo registrados como difusão de pragas e doenças, cabendo agora providências da autoridade policial.
 
Os representantes da Fazenda Piacatu registrou o Boletim de Ocorrência no último dia 23 de junho. A Fazenda Esplanada II no último dia 25 de junho. Também no dia 25 de junho foi à vez de a Fazenda Flor da Serra. A Fazenda Barro Preto registrou Boletim no último dia 24 de junho.
 
A mosca:
 
As moscas têm como hospedeiros a maioria dos animais e o homem, a picada é dolorosa. Os restos de alimentos e o vinhoto subproduto da indústria canavieira atraem e estimulam a postura, bem como podem criar-se em palhas e restos de culturas que permanecem no campo por algum tempo, principalmente se estes materiais encontrarem-se fermentados ou umedecidos com urina e fezes de animais.
 
O que é o vinhoto:
 
É um resíduo pastoso que exala mau cheiro, a sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado para a obtenção do etanol (álcool etílico). Para cada litro de álcool produzido outros 12 litros de vinhoto são deixados como resíduo.


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 


   
Previdência: reforma corta pensão por morte pela metade e prejudica os cônjuges
    
   
Suzana Garcia, advogada/Notícia ao Minuto
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS