www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
14/04/2014 - 21:57
Os servidores municipais mais uma vez levaram uma rasteira e tiveram os salários achatados com o apoio de sete vereadores
Foto: H.N
Hora da Notícia
Mesa diretora
Mesa diretora

Foi votado e aprovado nesta segunda-feira (14) o projeto de Lei que reajusta o salário dos servidores municipais. Os seis vereadores que apóiam o prefeito, mais o vereador Ailton Martins de Amorim, PMDB considerado de oposição também acompanhou os parlamentares fiéis ao prefeito Waldeli Rosa, (PR).  É o segundo reajuste seguido que os servidores são violentamente prejudicados uma vez que o reajuste aprovado 7,8% não corrigiu nem a inflação do período. De acordo com o vereador Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB) o reajuste precisa ser de 12%.

No último dia 07 o prefeito protocolou o projeto na casa de leis, O presidente da casa de leis, Lucas Lazaro Gerolomo, (PSB) encaminhou o projeto para as comissões no mesmo. Os cinco vereadores de oposição apresentaram uma emenda propondo 12% de reajuste e também para retroagir o reajuste para 1º de fevereiro como determina a lei ao invés de 1º de abril como quer o prefeito. A emenda foi assinada pelos cinco parlamentares de oposição. 

Nesta segunda-feira (14) a “rasteira” aplicada pelos sete vereadores nos servidores municipais foi vergonhosa. O presidente Lucas Lázaro ao invés de promover uma discussão ampla sobre o reajuste envolvendo os parlamentares, o presidente do SINCOR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica) Deoclécio Paes da Silva e os trabalhadores colocou o projeto em votação e com o apoio do vereador Ailton Martins que está sendo considerado um “traíra”. Ele havia assinado a emenda que beneficiava os servidores, mas não honrou a própria assinatura, cedeu à pressão e voltou contra os servidores.   

O vereador presidente Comissão de Legislação Justiça e Redação e lider do prefeito, Averaldo Barbosa da Costa,(PPS)demonstrando total despreparo apresentou parecer que de acordo com ele considerou o reajuste proposto na emenda como aumento de despesas, o que segundo ele só seria possível ser proposto pelo executivo. Barbosa usou do abominável recurso “Ctrl C Ctrl V”, (copias) de interpretações de juristas, para embasar seu confuso parecer. Mal informado se esqueceu de buscar se informar para saber o que é aumento de despesa na essência da regra constitucional.

O Orçamento Municipal aprovado com o voto dele em 2.013 determina a correção salarial dos servidores como também está previsto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária).  O parlamentar “piso na maionese” uma vez que não é aumento de despesa, se está previsto no orçamento do município.

Outra gafe do vereador Averaldo foi o desconhecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela fixa os percentuais máximos que pode ser gastos com folha de pessoal nos poderes. Com esses embasamentos ficou o parecer descredibilizado.

Outra regra básica que presidente da comissão deixou de observar é a autonomia do Poder Legislativo para discutir e debater o aumento salarial dos servidores, inclusive alterando a proposta de iniciativa do Poder Executivo, isso não só é regimental, mas também está estampado na Lei Orgânica do Município.

O que a oposição pretendia era discutir dois pontos: Qual seria a correção ideal devido às perdas e a própria inflação de cada período; e também, fazer cumprir a lei, retroagindo a correção ao mês de fevereiro de 2013 e 2014.

Perda dos servidores

O prejuízo dos servidores está estimado em mais de 350 mil reais, uma vez que foi abortado pelo prefeito Waldeli cinco meses de correção salarial.

Os vereadores fiéis ao prefeito:

Averaldo Barbosa da Costa, Lucas Lázaro Gerolomo, Áurea Maria Frezarim Rosa, José Augusto Maia, Rayner Moraes Santos, Ivanildo Ferrari e Ailton Martins de Amorim.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Carlos em 18/04/2014 06:59

O Ver. Barbosao não vai mesmo preocupar com funcionalismo, O povo sabe o valor do salário dele, quantos dias da semana ele trabalha..... acorda gente o homem tá com burro na sombra, não que ele não mereça, mais é bom ficar dar uma olhadinha.

Onildo em 16/04/2014 20:07

Os vereadorea não tem com que preocupar porque a diária deles é 600reais e dos secretários tambem imaginou qto ganha essa secretária bde saude e vereadorea vergonha vergonha !!!!!!!!!!!U

manoel pereira em 16/04/2014 19:19

Já acordei Rogerio, Waldeli, Deuclecio e, o vereador Averaldo, q tá parecendo um boi tatá na tribuna, NUNCA MAIS!!!!! KKKKKKK

leao em 16/04/2014 07:55

O duro que ainda o povo até a politica já si esqueceu, mas o comandante e seus vereadores sendo que teve até vereador que o povo não escolheu mas o comandante colocou na camara mas novamente passa a mão na cabeca das pessoas e elas vão votar di novo aguenta Costa Rica

Luiz Alberto em 15/04/2014 20:43

Decepcionante agente ver vereador que só pensa em defender o Chefe, não foi pra isso que foram eleitos. Acreditava muito que o Roni e o Ailton seriam os diferenciais na camara, hoje não acredito mais nesse Ailton mais o Roni Cota pra mim é exemplo vereador comprometido com o povo.

Vinicius em 15/04/2014 19:59

Vou ser justo pq sempre acompanho as sessões, acho importante acompanhar o trabalho de nossos representantes, o prefeito só mandou o projeto de reajuste dos salários dos funcionários públicos depois que o Roni Cota cobrou na tribuna, depois ele, o Juvenal, o Caquim e o Adair fizeram o que o presidente do Sindicato não fez, defenderam os Servidores. Vergonha esse Deocrecio.

DATENA em 15/04/2014 18:51

A política é decepcionante mesmo. O prefeito não paga corretamente os funcionários. O sindicato dos funcionários é uma vergonha, advoga a favor do patrão kkkkkk. E os vereadores ... prefeitos; esses nunca mais voltam... lamentável o brasil de hoje, a costa rica da continência. Que vergonha da democracia costarriquense.

Caroline Santos em 15/04/2014 17:26

Olha ao mesmo tempo que eu tenho vergonha e do de ler essa matéria eu acho é pouco pra esses puxa saco do Waldeli . Agora estamos a mercê do GENERAL, sem saúde, sem educação de qualidade e funcionários recebendo abaixo do merecido, mas afinal o povo escolheu e merece sofrer as consequências por não valorizar o que tinha. Agora iremos continuar a sentir na pele a era da DITADURA.AGUENTA COSTA RICA!

rochasilva em 15/04/2014 16:10

a culpa é desse deoclecio que nao presta pra ajudar a classe e sim . a vereadores nem precisa dizer nada pra mim, vcs  não me representa ou o waldeli toma vergonha, funcionario mau pago. população mau atendida.

Jonas em 15/04/2014 08:36

Vergonha prefeito. O senhor irá chicotear o povo de C.Rica até quando? ACORDA Costa Rica

Rogerio em 15/04/2014 08:35

Nós servidores estamos calado, mas estamos revoltados, daremos o trocos nos politiiicos......

› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS