www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Nota da Hora
18/11/2019 - 19:42
Passou o Enem, e agora? O que fazer?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas por todo o Brasil. É o primeiro processo seletivo em que você poderá se inscrever logo após a divulgação dos resultados do Exame.
 
Lá tem oportunidades em tudo quanto é curso: Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia, Veterinária, Artes, Comunicação, Biologia, etc.
 
Para se inscrever no Sisu basta ter tirado nota maior que zero na redação do Enem mais recente. Mas não pense que é fácil: a concorrência é altíssima. Em cursos mais procurados, só leva a vaga quem tem notas acima de 800 pontos!
 
O Sisu abre inscrições no mês de janeiro. Também há uma segunda edição, menor, no segundo semestre.
 
Prepare-se para o ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é para quem quer estudar em universidade privada com bolsa de estudos. O Governo pode pagar o benefício integralmente ou parcialmente (metade do valor). O ProUni começa logo depois do Sisu e é exclusivo para candidatos que atendam aos critérios de formação e renda estabelecidos pelo Ministério da Educação.
 
A nota mínima para participar é de 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação do Enem mais recente.
 
O ProUni também é bem concorrido. Cursos como Medicina e Direito podem exigir notas acima de 700 pontos! O processo seletivo acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
 
Prepare-se para o FIES
Se não rolou vaga no Sisu e no ProUni, quem sabe você pode tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
 
Bancado pelo Governo Federal, o FIES ajuda o estudante a pagar a faculdade e tem uma série de vantagens em comparação com as opções de crédito universitário privado. A taxa de juros é inferior às praticadas no mercado e a dívida só começa a ser quitada depois da formatura, por exemplo.
 
As inscrições abrem logo após a divulgação dos resultados do ProUni – normalmente entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. Para participar é preciso atender aos requisitos de renda familiar exigidos pelo MEC e ter feito qualquer Enem a partir de 2010. O desempenho mínimo é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
 
Consiga vaga em faculdade particular com a nota do Enem
Se a sua ideia é mesmo estudar em faculdade particular, uma boa notícia: muitas delas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso! O processo é rápido e fácil: basta escolher o curso desejado, informar as notas em cada uma das provas e ver se tem pontuação necessária para entrar.
 
Caso alcance o desempenho exigido, basta levar a documentação e fazer a matrícula. Geralmente as faculdades aceitam as notas de qualquer Enem a partir de 2010, mas isso pode variar de acordo com a instituição. Confira o edital de seleção no local onde você quer estudar.
 
Conheça algumas instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, além de participarem regularmente do ProUni e/ ou do FIES:
 
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - a distância
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - a distância
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) - a distância
Universidade de Franca (UNIFRAN) - a distância
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Faculdade das Américas (FAM) - em São Paulo
 


   
Previdência: reforma corta pensão por morte pela metade e prejudica os cônjuges
    
   
Suzana Garcia, advogada/Notícia ao Minuto
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS